A Operação Natal Seguro foi iniciada nesta semana pelo 17º Batalhão de Polícia Militar nas cidades de Codó e Timbiras, além da intensificação do policiamento ostensivo/preventivo nas áreas comerciais e bancárias das duas cidades, a Polícia Militar tem realizado blitz de fiscalização nas entradas e saídas dos municípios com objetivo de impedir a entrada de armas de fogo, drogas , outros materiais ilícitos e pessoas com intenção de cometer delitos nas cidades.

Em Codó, a operação ocorre, também, no KM-17 local estratégico de entrada e saída do município de Codó pois ocorre a convergência da BR-316 e MA-026; além de ser a principal via de acesso dos moradores de vários povoados da Zona Rural que necessitam deslocar até a cidade. Neste período, o posto Policial do KM-17 recebe reforço em seu efetivo e mais uma motocicleta para auxiliar no policiamento, assim como, deslocamentos por aquela área.

Além da Barreira policial realizada diariamente em local que permite a abordagem à veículos na entrada e saída do município, são realizadas operações e patrulhamentos para intensificar a segurança no KM-17 devido a grande movimentação de populares e caminhoneiros, além dos comércios locais. 

O incremento no policiamento, se faz necessário neste momento, pois existe uma grande quantidade de pessoal no KM17 que utilizam ônibus que fazem parada neste povoado para se deslocarem em seus diversos destinos na época natalina e ocasionando o aumento de pessoas chegando e saíndo da cidade de Codó pela localidade.

O Tenente Coronel Johnny de Almeida Alves, comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar, solicita que a população, ao visualizar barreiras policiais, reduzam a velocidade dos veículos e obedeçam a sinalização e as instruções repassadas pelas equipes, pois o trabalho da Polícia Militar é proporcionar segurança e garantir a ordem pública à todos os cidadãos, e as blitz são formas que alcançar tal objetivo.

TEXTO ENVIADO PELA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO 17º BPM