Estudantes do município de Paço do Lumiar têm agora a oportunidade de unir aprendizado formal a atividades educativas diversas com a nova estrutura do Centro Educa Mais Dr. Luiz Sérgio Cabral Barreto. A unidade de ensino foi revitalizada e entregue, na manhã deste sábado (18), durante o Dia D do Programa Escola Digna, promovido pelo Governo do Maranhão. Serão cerca de 370 alunos beneficiados com a escola. Na ocasião, outras quatro unidades foram inauguradas, em municípios maranhenses.

O Centro Educa Mais Dr. Luiz Sergio Cabral Barreto fica em Mocajituba e foi todo reformado e adequado para oferecer educação em tempo integral. Entre os serviços, melhoria nas salas com a instalação de aparelhos de ar condicionado, revestimentos, forro, cobertura, pintura, redes elétrica e hidráulica, quadra poliesportiva e outros ambientes revitalizados. Na obra, o Governo do Estado investiu mais de R$ 1.65 milhão.

“As novas unidades do Escola Digna vão proporcionar mais conforto e dignidade para o ensino de centenas de estudantes. As escolas substituem espaços inadequados e há décadas abandonados. É o caso da escola em Paço do Lumiar, que por anos sofreu com o período chuvoso e agora reabre toda reformado e em tempo integral. O Governo prioriza a educação e com estruturas dignas”, pontuou o secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão.

A prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, enfatizou a ação do Governo do Estado como um ato de valorização dos alunos e da educação do município. “É um grande ganho para nossa comunidade e para nossa cidade. Vai garantir qualidade de vida e educação mais qualificada para nossas crianças. Agradeço ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão por essa oportunidade e benefício ao nosso município”.

Para os estudantes, a nova escola representa um grande passo na educação do município e novas possibilidades de futuro. “Uma escola renovada, faz com que os alunos queiram ficar e aprender. Nós temos excelentes professores, mas não tínhamos estrutura. Era quente e sem condições. Com essa ação vai ser muito melhor”, disse a estudante Geniela dos Santos, que vai estudar na nova unidade.

O Programa Escola Digna contemplou outros três municípios do Maranhão com novas escolas. Foram duas inaugurações em Timbiras, uma em Coroatá e outra na cidade de Tasso Fragoso. As escolas atenderão estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Em Timbiras, povoado São José, foi entregue a Escola Municipal Santa Rita, com duas salas de aula, cozinha, sala de direção e secretaria, banheiros adaptados, pátio coberto e sistema de abastecimento. “A escola antiga era muito ruim. Chovia dentro e já ficamos sem aula porque molhava tudo. Agora temos uma escola realmente digna”, disse Ivanlane da Silva, que vai cursar o 5º ano do Ensino Fundamental na nova escola. No povoado Bacabeira, a nova Unidade Escolar Adriano Campelo conta com duas salas de aula e espaços mobiliados.

Em Coroatá, moradores do povoado Macaúba ganharam o novo Centro de Ensino Médio Gregório Pereira da Silva. São quatro salas de aula, pátio coberto, banheiros adaptados, cozinha equipada, salas para secretaria e diretoria todas mobiliadas para atender 330 estudantes.

A região Sul do Maranhão foi contemplada com uma Escola Digna beneficiando estudantes do Assentamento São Pedro I, no município de Tasso Fragoso. A Escola Municipal São Raimundo Nonato conta com duas salas de aula, pátio coberto, cantina, banheiros adaptados, secretaria e outros espaços, para atender cerca de 80 estudantes. O Programa Escola Digna é coordenado pela Seduc e as obras, pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

Ascom