Liderada pelo secretário de Industria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, a missão empresarial maranhense à Canton Fair, maior feira de importação e exportação do mundo, tem despertado atenção de outros empresários, de entidades e até do governo chinês.
Com apoio do Governo Flavio Dino e composta por mais de 50 membros, a missão empresarial tem a parceria da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e está sendo acompanhada por quatro membros da Seinc: o Secretário Simplicio Araujo, o Sub Secretário Expedito Rodrigues, o Secretário Adjunto Luis Amorim e o Superintende Saulo Giovanni.
Um staff de tradutores especialistas em comércio exterior foi colocado à disposição da Missão Empresarial e faz orientações sobre importação e exportação, além de auxiliar na comunicação.
O roteiro se iniciou em  Hong Kong, onde, mesmo com o alerta de um tufão, a comitiva pode conhecer a pujança econômica do comércio, turismo e região portuária.
Em Guangzhou, a missão desbrava e se encanta com a maior feira de exportação e importação do mundo, além de fazer importantes contatos comerciais e abrir horizontes para uma permanente negociação entre a China e os empreendedores maranhenses.
A Missão chamou atenção de outras federações empresariais do Brasil e do Governo Chinês. Estados vizinhos ao Maranhão já entraram em contato com o Simplicio Araújo para colher informações sobre a organização. Já o governo chinês colocou à disposição um tour pelos principais pontos turísticos de Guangzhou e um convite para um jantar típico.
Missão Asia é coordenada por Brandão
Em paralelo, ocorre nesta semana outra missão à Ásia, coordenada pelo Vice-Governador do Estado, Carlos Brandão, que prevê, dentre os principais objetivos, atrair novos investimentos e apresentar as potencialidades do estado, celebrando novas parcerias, como reflexo das últimas conquistas em relação ao setor siderúrgico.

Ascom