IFMA se manifesta oficialmente após denúncias de abusos sexuais envolvendo professores

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) se manifestou oficialmente na noite desta quarta-feira (03) após denúncias de abusos sexuais envolvendo professores do local.

A manifestação foi feita após a criação de uma página criada no Twitter, que aponta dois educadores do IFMA, de filosofia e física, como autores de vários tipos de assédios sofridos por alunas.

Confira abaixo a íntegra da nota oficial divulgada pelo Instituto.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Codó vem a público se manifestar acerca das postagens que têm surgido nas redes sociais, nos últimos dias, sobre parte da sua comunidade acadêmica. O corpo dirigente do Campus ficou surpreso com as denúncias e está tomando as medidas administrativas para a devida averiguação dos fatos.

O IFMA – Campus Codó jamais compactuou nem compactua com qualquer tipo de postura que não seja adequada ao ambiente escolar ou envolva, mesmo que fora do Campus, seu corpo discente, docente, técnicos administrativos ou funcionários terceirizados. Prezamos, e assim sempre o faremos, pelos princípios éticos e morais que devem reger os processos educativos, sem olvidar das premissas balizadoras da Administração Pública.

Ademais, urge mencionar que o IFMA – Campus Codó vem promovendo ações que visam à conscientização das temáticas que envolvem o abuso e a violência sexual; e que atualmente está em vigência no IFMA, como um todo, a campanha “Não é NÃO” – Assédio sexual é crime. Quanto ao assunto, anexo a esta Nota (Publicado na postagem que se segue), listamos alguns eventos promovidos pelo IFMA – Campus Codó. Além disso, é importante ressaltar que o Departamento de Assuntos Estudantis além dos demais serviços dispõe do serviço de Psicologia o qual não recebeu nenhuma denúncia, bem como qualquer outro setor da instituição, sempre estiveram e estão à disposição para acolhimento de denúncias ou prestar orientações aos discentes ou aos seus familiares.

Há quase três décadas, o IFMA – Campus Codó vem prestando educação pública, gratuita e de qualidade à comunidade codoense e municípios vizinhos dentro dos mais altos valores necessários ao processo educativo. Se ocorreram eventos inadequados, estes devem ser imputados, após a devida apuração dos acontecimentos, àqueles(as) que porventura os tenham praticado. Assim, a Direção Geral do IFMA – Campus Codó tomará as medidas administrativas necessárias para apuração dos fatos relatados, de forma transparente, por meio do processo legal ao qual estamos vinculados.

Codó-MA, 03 de junho de 2020.

Wady Lima Castro Júnior

Diretor Geral

Campus Codó

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *