A recepcionista Camila Gomes integra o grupo de profissionais que trabalham no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), inaugurado pelo Governo do Estado na última sexta-feira (3) para reforçar o combate ao novo coronavírus (Covid-19). A nova unidade de saúde, que integra o fluxo de atendimento a pacientes com a doença, pode chegar a ter mil profissionais atuando, caso seja necessário utilizar sua capacidade máxima prevista de 80 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

“É a primeira vez que está acontecendo isso no país, aqui também, mas estamos fazendo o máximo para ajudar as pessoas. Também estamos receosos, pois nunca passamos por isso, mas a gente vai vencer. Com a união e a força vai dar tudo certo. É bem importante que as pessoas fiquem em casa porque é importante para eles e para nós, que estamos aqui. É isso que a gente espera da população”, afirmou Camila Gomes, que, assim como todos os profissionais que estão na linha de frente no combate à doença, espera apenas que a população faça a sua parte, mantendo o isolamento social. 

Durante a inauguração do HCI, que, por questões de segurança, contou com a presença apenas de profissionais da imprensa, além de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), o titular da SES, Carlos Lula, agradeceu ao empenho de todos os profissionais que trabalharam para que a unidade fosse entregue em tempo recorde. 

“A esses profissionais, meu muito obrigado, de coração. Muitos deles deixaram as famílias, deixaram de dormir, passaram a madrugada aqui, já estão com a marca da máscara no rosto; profissionais que deram tudo de si para fazer isso aqui funcionar em tempo recorde”, destacou o secretário de Estado da Saúde, que voltou a reforçar a necessidade de que as pessoas permaneçam em isolamento social, para evitar que a curva de casos da doença continue a subir. “Esse cuidado da população em permanecer em sua residência, manter o isolamento social, é fundamental para a gente manter a curva da doença”, acrescentou. 

De acordo com o presidente da Emserh, Marcos Grande, foram tomadas todas as medidas necessárias para garantir a segurança e a tranquilidade dos profissionais que estão atuando diretamente no enfrentamento do coronavírus. “Nós não medimos esforços para tentar equipar esses profissionais. Não só equipar, mas também fazendo um trabalho de fortalecimento, de formação, passando tranquilidade para esse profissional para que ele possa fazer o atendimento com o máximo de segurança. Hoje, toda a nossa rede de unidades da Emserh está abastecida com equipamentos de proteção individual. Abastecida e treinada. Isso passa segurança para os nossos profissionais”, assegurou. 

Inicialmente, o HCI começou a funcionar com 10 leitos de UTI, mas, dependendo do avanço da doença no estado, a capacidade da unidade poderá ser ampliada. “Conforme for ocupando, de 10 em 10, vamos ampliando a capacidade do HCI. Uma equipe de profissionais intensivistas tem capacidade de atendimento de 10 pacientes de leitos de UTI. Então, o HCI vai contratando os intensivistas de acordo com o avanço da ocupação do hospital”, explicou Marcos Grande.

Ascom