Homem é flagrado dormindo em cima de moto em avenida de Codó

Uma cena inusitada chamou a atenção de quem passava pela Avenida Santos Dumont, no bairro São Sebastião, em Codó (MA), na madrugada desta quarta-feira (4). Um homem parou sua moto em um semáforo e simplesmente resolveu dormir em cima do veículo.

Alguém que passava pelo local registrou a cena e compartilhou as imagens nas redes sociais. Testemunhas informaram que o homem dormiu por alguns minutos em cima da moto e teve que ser acordado e retirado por populares.

O Blog do Marco Silva entrou em contato com a assessoria de comunicação do 17º Batalhão da Polícia Militar, que confirmou a existência da ocorrência. Segundo a PM, uma equipe foi deslocada para o local, mas o motociclista já havia ido embora sem ser identificado.

Riscos e penalidades

Apesar de inusitado, a atitude do motociclista poderia resultar em um grave acidente. Um levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) aponta que cerca de 42% dos acidentes de trânsito estão relacionados à sonolência. Essa é ainda uma das principais causas de mortes nas rodovias.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não trata especificamente do termo sono, mas o condutor pode ser autuado caso o agente de trânsito identifique falta de atenção ao volante.

Segundo o art. 169, é infração de natureza leve dirigir sem atenção ou cuidados indispensáveis à segurança. Neste caso, o condutor terá que pagar multa de R$ 88,38 e receberá três pontos na CNH.

Além disso, entregar a direção para pessoa sem as condições necessárias de segurança também é infração de trânsito.

De acordo com o art. 166 do CTB, entregar direção de veículo à pessoa que não esteja em estado físico ou psíquico de conduzir é infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47 e acúmulo de sete pontos na carteira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *