O Outubro Rosa, campanha que promove o diagnóstico precoce do câncer de mama, também foca na ampliação dos exames diagnósticos, em especial a mamografia. Entre as ações promovidas pelo Governo do Estado estão sendo disponibilizados às mulheres, de 50 a 69 anos, mais de 400 atendimentos para o exame em unidades de saúde de São Luís e interior do Maranhão sem a obrigatoriedade de encaminhamento médico prévio, totalizando mais de 2 mil exames por semana.

Entre as ações, estão sendo disponibilizados às mulheres mais de 400 exames. (Foto: Divulgação)

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. O objetivo é identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas, aumentando com isso as chances de cura.

“Uma de nossas prioridades tem sido ampliar a rede de atendimento à mulher. Ações como a campanha Outubro Rosa reforçam os esforços permanentes de cuidar das mulheres do nosso estado. Ampliamos os tratamentos de câncer, mas também temos focado na prevenção e no acesso ao diagnóstico precoce”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Exames de mamografia

Oito unidades estão oferecendo a mamografia de rastreamento em São Luís e no interior do estado. Na capital, o exame pode ser feito no Hospital de Câncer do Maranhão e no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres – CEM Diamante.

Outras unidades do estado que vão realizar os exames são o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro; Clínica Nossa Senhora do Rosário; Casa de Saúde e Maternidade de Caxias; Cemesp em Imperatriz; Hospital Regional de Chapadinha; Fundação de Saúde e Assistência de Tuntum. Além destes, um convênio firmado com o Piauí garante 30 exames de mamografia por dia na L&E Clínica, em Floriano, para mulheres da Regional de Saúde de São João dos Patos. Somadas, as unidades participantes, são 2.055 exames disponíveis semanalmente ao público feminino.

Onde fazer a mamografia de rastreamento

Hospital de Câncer do Maranhão
De segunda a sexta-feira, 7h às 12h e de 14h às 19h

Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres (CEM Diamante)Segunda a sexta-feira, 7h às 12h e de 13h às 17h

Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro
Segunda a sexta-feira, 8h às 12h e de 14h às 18h

Clínica Nossa Senhora do Rosário
De segunda a sexta-feira, 7h às 12h e de 14h às 19h

Casa de Saúde e Maternidade de Caxias
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e  no sábado, 7h às 12h30

Cemesp em Imperatriz
De segunda a quinta-feira, das 13h às 18h, e sexta-feira, das 14h às 18h

Hospital Regional de Chapadinha
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 14h às 18h

Fundação de Saúde e Assistência de Tuntum
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 17h

L&E Clínica, em Floriano (PI)
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e de 14h às 17h

Ascom