O Governo do Estado lançou o “Sistema de Notificação Covid-19 Maranhão”. A plataforma digital, criada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), será usada pelas secretarias municipais de saúde dos 217 municípios maranhenses, principalmente pelos secretários e coordenadores municipais das vigilâncias epidemiológicas para notificação dos casos de novo coronavírus nos municípios. 

“A gestão estadual tem investido em iniciativas para combater o novo coronavírus nos municípios maranhenses. O objetivo do Sistema de Notificação Covid-19 é diminuir a subnotificação. Nos aproximando ainda mais da realidade de cada município, vamos aperfeiçoar as nossas ações e estratégias de enfrentamento à pandemia”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Para alimentar a plataforma com informações, cada secretaria municipal deverá selecionar técnicos para atuarem de forma exclusiva ao trabalho. Para entrar no sistema, o servidor de saúde precisará fazer um login colocando CPF e senha cadastrados. Após fazer o login, o servidor municipal deverá clicar na opção “Notificação” para realizar buscas, exportar documentos e inserir novos dados que depois serão coletados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Entre os dados e as informações que devem ser fornecidas pelos municípios estão ficha do paciente, endereço, particularidades clínicas, anexos e observações sobre o quadro de saúde do paciente. Os detalhes inseridos permanecerão “Em análise” enquanto o CIEVS estiver apreciando as informações, que poderão ser corrigidas pelo município em caso de inconsistências.

A notificação só será marcada como “Aceita” após todos os pontos serem preenchidos e confirmados. “Para evitar instabilidades no sistema, a nossa equipe de Tecnologia da Informação fará o controle operacional da plataforma. Dessa forma, manteremos o seu pleno funcionamento, contribuindo em agilidade e precisão”, comentou o assessor especial da SES e coordenador do Planejamento Regional Integrado (PRI), Allan Patrício. 

De acordo com o coordenador do ConectaSUS, João Cunha, com as informações o CIEVS poderá montar o boletim e informar a situação do Covid-19 no Maranhão. “Depois de inseridos os dados, a plataforma apresentará um breve resumo indicando nome, CPF e data de nascimento do paciente. Com o sistema, Governo e prefeituras poderão alinhar ainda mais as suas ações, tornando-o uma importante ferramenta de inteligência no combate ao vírus”, destacou.

Ascom