O planejamento do Governo do Estado na estruturação de um ensino público de qualidade e acessível a quem precisa é reforçado com programas educacionais e forte investimento em infraestrutura. Consolidando essa política foi inaugurada nova unidade da escola administrada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), em Paço do Lumiar. A solenidade, na manhã desta terça-feira (10), no bairro Paranã, marcou a entrega do Colégio Militar 2 de Julho, 12ª escola da rede e que beneficiará estudantes do bairro e do município.

“É de grande importância a inauguração de mais uma unidade do Colégio Militar. Significa inserir cada vez mais crianças e jovens em uma educação pública de qualidade. Por meio do programa Escola Digna, o governador Flávio Dino tem feito um expressivo avanço na melhoria do ensino público. Nós, do Corpo de Bombeiros, estamos empenhados em também contribuir com uma educação de qualidade em nosso Estado”, reforça o comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo.

A estrutura da escola conta com 10 salas de aula, salas de jogos e leitura, laboratório de robótica e informática, banheiros com acessibilidade, biblioteca e outras dependências, para atender cerca de 500 alunos. É oferecido ensino regular do 1° ao 9° ano, nos turnos matutino e vespertino. A professora Anádia Souza, que integra a equipe docente da escola, destaca “a satisfação da comunidade escolar e moradores, pela inauguração desta unidade que representa um presente pela qualidade do ensino, segurança pública e oportunidades que vão gerar aos estudantes”.

Inscrições para matrículas na unidade serão abertas no próximo ano, com a publicação de edital determinando os critérios do seletivo. Para este ano, se mantém o cumprimento do calendário em curso, estipulado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O Colégio Militar 2 de Julho de Paço do Lumiar integra uma rede de escolas coordenadas pelo Corpo de Bombeiros, que está presente em mais 11 cidades, incluindo a capital. 

O Colégio Militar está presente em São Luís (Vila Palmeira), São José de Ribamar (Parque Jair e Avenida João Alves Carneiro), Bacabeira, Timon, Santa Rita, Rosário (Centro e São Simão), Caxias, Arari, Barra do Corda e de Paço do Lumiar. São mais de 6,1 mil alunos alcançados pelas ações das unidades. “Além de somar na formação dos alunos, a escola, com suas estratégias e metodologia de ensino, tem proporcionado e se preocupado em transmitir conhecimento com base nos valores, tornando esses jovens cidadãos sociais conscientes”, reforça o coronel Célio Roberto de Araújo.