Governo do Estado entrega sistema de abastecimento de água em São Francisco do Brejão

Água chegando a comunidades que há muito esperavam por um abastecimento digno e com qualidade. Na manhã desta segunda-feira (21), o vice-governador Carlos Brandão inaugurou um equipado sistema de abastecimento de água no município de São Francisco do Brejão. O sistema está instalado no bairro Habitar Brasil e vai beneficiar, diretamente, 100 famílias. A iniciativa faz parte das ações do programa Mais Poços, do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes). O programa resolve o problema das famílias que enfrentavam longas distâncias em busca de água.

Vice-governador Carlos Brandão entregou o sistema de abastecimento de água (Foto: Nael Reis)

O vice-governador Carlos Brandão pontuou o momento significativo para a inauguração e o compromisso do Governo do Estado em proporcionar as melhores condições de vida a todos os maranhenses. “Esse sistema vai garantir água potável para todas as casas. Uma ação que  reforça a parceria do Governo do Maranhão com a prefeitura. É uma rotina da gestão, toda semana entregando obras de infraestrutura, saúde, educação e que garantem cidadania a todos os maranhenses”. Durante a agenda na cidade, Brandão inaugurou, ainda, uma escola de ensino médio e uma biblioteca.

“A palavra é de gratidão. Fico muito feliz, neste momento, pois era um sonho que, hoje, se tornou realidade. Reconhecemos o esforço do Governo do Estado por melhorias em nossa cidade e para a nossa população. Essas obras vão fazer ainda melhor a nossa educação e abastecimento de água para as comunidades. Fico muito grato por termos concluído e entregue essas importantes obras neste momento e marcando positivamente nossa gestão”, enfatizou o prefeito Adão Carneiro.

O sistema de abastecimento já está em atividade e inclui poço artesiano, reservatório, rede de distribuição e ligações domiciliares. O plano de obra contemplou ainda urbanização da área de instalação do sistema, construção de abrigo de proteção para quadro de comando, aquisição e montagem de equipamentos de operação, a exemplo do conjunto motobomba para exploração da vazão disponível. O sistema vai fornecer 10m³ de água por hora, garantindo o abastecimento regular das famílias. 

A obra faz parte de uma série de ações do Governo do Estado, por meio da Sedes, contemplando milhares de famílias na Região Tocantina. A obra foi realizada em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), que é responsável pela administração do sistema. Os serviços para construção do sistema de abastecimento seguiram todas as regras sanitárias exigidas durante o período de pandemia. Desde sua implantação, em 2015, o Mais Poço já beneficiou 91 municípios, com investimento de mais de R$ 37 milhões.

Escola Professora Maria Pinheiro de Sousa foi entregue à população de São Francisco do Brejão (Foto: Nael Reis)

O programa conta com recursos do Governo do Estado, originários do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop), para construção de poços com 300 metros de profundidade. Com o programa, a gestão estadual vem realizando várias ações de perfuração de poços e construção de rede de distribuição, em todo o Maranhão.

Além do vice-governador Carlos Brandão, também estiveram presentes: o secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão; o chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares; e autoridades do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *