“Um auxílio financeiro que nós vamos dá a cerca de 400 jovens que hoje estudam em outras cidades e que vão poder com isso ajudar suas famílias. Nós assumimos hoje este compromisso com a juventude e Codó será a primeira cidade a receber este benefício”. Essas foram as palavras do governador Flávio Dino durante sua passagem por Codó no dia 26 do mês passado.

As palavras proferidas pelo governador causaram uma onda de alegria e expectativa entre os estudantes universitários de Codó que estudam na cidade de Caxias, a classe esperava que o compromisso fosse cumprido após o retorno das férias. No entanto tudo não passou de mais uma promessa feita e não honrada, pois até o presente momento nenhuma ajuda foi dada pelo governo do estado e não há qualquer informação oficial de quando isso vai acontecer.
Custo alto
Cada acadêmico paga mensalmente a quantia de R$ 280,00 pelo ônibus que transporta os estudantes universitários. O custo é considerado alto e se torna ainda maior se forem somados os gastos com alimentação, material de estudo e mensalidade da faculdade.
Prefeitura de manifesta
Apesar da responsabilidade já ter sido passada ao governo do estado, entramos em contato com o Diretor Municipal para Juventude, Valdeci Calisto, que nos enviou uma nota garantindo que o projeto de ajuda aos estudantes universitários já foi aprovado pelo governador e que será colocado em prática até o final do ano.
Confira a nota na integra:
Estimado amigo e Blogueiro Marcos;
Admiro sua preocupação quanto ao transporte jovem universitário. Você é um dos que nos cobra dia a dia. Na realidade, trata-se de uma guerra diária a qual vocês passam e por esse motivo, desde quando iniciamos o Governo, O Prefeito Francisco Nagib não tem descansado na busca de uma saída. Por determinação dele, dia 24 de janeiro demos entrada na Secretaria de Juventude do Governo do Maranhão um projeto orçado em 60 mil reais/mês na busca do financiamento desse transporte. De lá para cá, muitas viagens já realizamos para São Luís e por diversos vezes o Prefeito Francisco Nagib esteve conosco batendo na porta do Palácio dos Leões pedindo que o Governador Flávio Dino abraçasse essa causa. Tal projeto, pela sua boa elaboração, tornou-se um projeto piloto para mais 17 municípios. Na vinda do Governador à Codó mais uma vez fizemos esse pedido à ele e pessoalmente ele nos deu sua palavra que ainda nesse semestre, o Programa Transporte Jovem Universitário entrará em vigor e Codó será a primeira cidade do Maranhão a receber esse benefício. O bom é que será uma política de Estado, ou seja, permanente. Por fim, sabemos a imensa dificuldade que todos os dias passam nossos jovens universitários, toda via, tão logo isso será resolvido, pois empenho não tem faltado de nossa equipe liderada pelo Prefeito Francisco Nagib.
Estamos e sempre estaremos a disposição do nosso maior patrimônio que é a nossa juventude.
Grande abraço
Valdeci Júnior
Diretor do Departamento de Juventude.