Os municípios de Coelho Neto e Tuntum são as próximas cidades maranhenses a contarem com Postos Avançados do Detran-MA. As unidades serão inauguradas pelo Governo do Estado, em eventos nesta sexta-feira (18), às 10h; e sábado (19), às 16 horas, respectivamente. Os Postos Avançados têm garantido serviços importantes e facilitado a vida de quem precisa do Detran-MA nos municípios. O plano da gestão estadual é levar as unidades para mais perto da população, tornando ainda mais acessíveis os serviços.

O diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, reforça a importância das unidades. “A instalação ocorre após avaliação de critérios técnico-operacionais, com levantamento sobre total da frota e de condutores de cada município. Não são abertos aleatoriamente, pois o que se quer é a segurança e a lisura do serviço público, além de oferecer a comodidade aos usuários de terem em seu município os serviços do Detran”, detalha. São, no total, 10 Postos Avançados em funcionamento e 21 a serem inaugurados.

Os serviços disponibilizados nos Postos Avançados contemplam todos os relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – da primeira habilitação, segunda via e renovação; e ao veículo, como licenciamento, vistoria, emissão de documentos e outros. Traz ainda outros benefícios para a economia local, pois atrai negócios de prestação de serviços como a venda de alimentos, autoescolas, despachantes, xerox, empresas emplacadoras e clínicas para realização de exames. 

Para que sejam implantados nas cidades, os Postos Avançados devem ser solicitados pelos municípios, aos quais cabem disponibilizar a estrutura física e parte da equipe de servidores. Governo, via Detran-MA e prefeituras assinam Termo de Cooperação Técnica para oficializar o funcionamento das unidades. O Detran-MA garante todo o suporte, inclusive com na gestão de servidores das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), além de monitorar os serviços.

“A instalação ocorre após avaliação de critérios técnico-operacionais, com levantamento sobre total da frota e de condutores de cada município. Não são abertos aleatoriamente, pois o que se quer é a segurança e a lisura do serviço público e oferecer a comodidade aos usuários de terem em seu município os serviços do Detran. Com os Postos Avançados, a população pode resolver questões relacionadas à CNH e ao veículo no próprio município, sem precisar viajar para outra cidade. Isto significa agilidade e comodidade”, detalha o diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib.

Há Posto Avançados em Rosário, Itapecuru-Mirim, Gonçalves Dias, Peritoró e Trizidela do Vale, Carolina, Estreito, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Coroatá. Serão entregues os de Coelho Neto e Timon neste fim de semana e ao longo do ano, nas cidades de São Mateus, Vitória do Mearim, Viana, Lago da Pedra, Turilândia, Raposa, Barreirinhas, Tutóia, Cururupu, Jenipapo dos Vieiras, Morros, São Domingos do Azeitão, Buriti Bravo, Brejo, São Bernardo, Aldeias Altas, São José do Soter, Arame e Porto Franco.

O Detran-MA conta ainda com 15 Ciretrans, que representam a instituição nos municípios. Além de prestarem serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação e ao veículo, fazem cumprir a legislação de trânsito no âmbito de sua jurisdição. Há Ciretrans em Imperatriz, Caxias, Codó, Balsas, Bacabal, Chapadinha, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, Timon, Açailândia, Presidente Dutra, Barra do Corda, Grajaú e São João dos Patos.