Ford Ka, destaque entre os populares

Comprar um carro quase sempre é sinônimo de realização do sonho de uma vida inteira, visto que um carro traz uma série de benefícios para a vida prática da pessoa, já que ela não mais dependerá do transporte público deficitário brasileiro, dentre muitas outras questões. O Ford Ka é um dos carros mais vendidos atualmente, ele possui um desempenho bem dinâmico e eficaz, com muitas vantagens para aquelas pessoas que estão em busca de um carro prático e de boa aparência. Ele é um dos carros populares que mais se destacam nos dias de hoje, levando-se em conta que o Ford Ka é um carro barato e com um custo-benefício ótimo.

Crédito: Pixabay

O mercado automobilístico deu uma boa desacelerada nos últimos anos, sendo que ele vinha de crescimentos anuais em suas vendas antes. Essa nova realidade fez com que o mercado tivesse que se reinventar, a Ford percebeu isso e trouxe uma série de mudanças para o modelo Ka. Esse carro vêm apresentando ótimos índices de vendas, tendo sido o terceiro colocado na lista dos veículos mais vendidos em 2018, atrás apenas do Chevrolet Onix e do Hyundai HB20, tendo tido ótimos resultados em 2019 também. Os carros baratos das diversas marcas do mercado, estão apresentando visivelmente um desempenho bom, o que pode ser atribuído a situação difícil em que a economia do país se encontra.

Importância do carro para a marca

Digamos que a Ford não vêm apresentando ótimos resultados nos últimos anos com os seus outros modelos, levando-se em conta o fato de que o EcoSport vem sendo ofuscado por outros SUVs do mercado, que o Fusion tem um desempenho pífio entre os sedãs, e que os carros Fiesta, Edge e Focus praticamente vivem no anonimato. Tudo isso acaba invariavelmente deixando a marca americana para trás, e o sucesso do Ford Ka é responsável por minimizar os efeitos de todo esse fracasso mercadológico atual.

O Ka foi lançado em terras brasileiras no ano de 1997, já estando na sua terceira versão, que foi lançada a seis anos atrás, em 2014. Esse automóvel é um dos carros de entrada da Ford no Brasil, que possui os melhores resultados dentre os outros carros da marca. Em uma votação realizada no ano passado pelo UOL, esse carro ficou em primeiro lugar na preferência das pessoas, ficando com o total de 22,11 dos votos, desbancando rivais poderosos, como: Onix, HB20, Gol, Etios e Argo.

A última geração

A terceira geração do carro, trouxe uma variação do sedã pela primeira vez em sua história. O leque de versões é praticamente o mesmo que o hatch, com motorizações cujos valores são: 1.0 de três cilindros (85/80 cv e 10,7/10,2 kgfm) e 1.5 (136/128 cv e 16,1/15,6 kgfm), o que permite uma performance satisfatória do carro nas pistas. Além disso, dependendo da versão que o cliente escolher, haverá dois tipos de transmissão a se escolher: a manual de cinco marchas, ou a automática de seis velocidades, ficando a cargo da pessoa decidir qual é a melhor para si.

A última grande mudança na história do modelo chegou em 2018, que foi a inclusão da versão Freestyle dentro da linha disponível do Ford Ka. O carro é quatro centímetros maior que as outras versões, pode parecer pouco, mas para quem gosta de espaço pode fazer diferença sim. Por último, essa nova versão possui apliques feitos de plástico na carroceria, barras longitudinais no teto, além de soleira nas portas. Em 2018, a Ford também empregou a primeira reestilização visual do modelo, deixando-o mais moderno. Recentemente, a versão Freestyle também passou a oferecer a opção 1.0 de motorização.

Baixo índice de desvalorização

A venda de carros usados em  Goiânia está registrando índices crescentes nos últimos anos, sendo que muitas pessoas preferem esse tipo de negócio por conta do preço muito mais em conta. Como o país está em plena crise econômica, com a venda de carros zero quilômetro não apresentando os mesmos números que antes, é natural que o mercado de usados demonstre um aumento. Para os donos de carros, que pensam em vender os seus veículos atuais, nada melhor do que ter um veículo que não desvaloriza muito com o tempo. Cada automóvel tem um determinado índice de desvalorização, que pode ser influenciado pela marca, por seu preço quando novo, pela região e estado, dentre muitas outras variáveis.

Agora falando especificamente do Ford Ka, ele é um dos carros que possuem a menor defasagem no decorrer do tempo. Falando do ano passado, na metade de 2019, se comparado ao mesmo período do ano anterior, ele foi o veículo que menos teve seu preço depreciado em todo o país, levando-se em conta todos os hatches que estão à venda no mercado nacional. Esses dados foram tirados do ranking Auto Avaliar, que é uma plataforma de e-commerce voltada ao mercado de concessionárias e veículos. Nessa plataforma, o Ford Ka aparece também, como o carro que teve mais exemplares vendidos durante o ano considerado.

A cotação dos valores dos seminovos, é algo que certamente pode fazer com que alguém compre ou não determinado carro. Muitas pessoas compram um veículo já sabendo que o trocará por um novo depois de três ou quatro anos, e para elas um baixo índice de desvalorização é muito importante. É claro que o design, a potência e o consumo do carro contam muito, mas saber que poderá vender um carro por um bom preço futuramente, também têm lá os seus atrativos.

A Auto Avaliar, o ranking que nos referimos no parágrafo anterior, é um índice muito usado por 3.000 concessionárias e 30.000 lojas para fazer negócio aqui no Brasil, demonstrando o quanto os seus números e previsões são populares e possuem credibilidade. E ele não atua somente no Brasil, ele marca presença também em países como: México, Argentina, Chile, Estados Unidos e Portugal.

Para você que curtiu o nosso artigo que fala sobre o sucesso que o Ford Ka faz entre os brasileiros, fica aqui o convite para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender!

Por Nícolas Kauê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *