O governador Flávio Dino se reuniu na tarde desta quarta-feira (20), em Brasília, com ministros do Governo Federal para tratar de temas de interesse do Maranhão. O primeiro encontro foi com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

“O governador me trouxe alguns pleitos interessantes, alguns convênios que já estão em curso e que devemos alocar mais recursos para que sejam plenamente efetivados”, disse a ministra.

Governador Flávio Dino e ministra Tereza Cristina (Foto: Divulgação)

Na pauta, estiveram projetos de parceria entre a União e o Governo do Estado. Entre eles, o apoio para conclusão do Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura (Cempea), com o objetivo de promover, no ensino e extensão, a qualificação dos alunos dos cursos de graduação e nível médio do estado.

O centro também vai capacitar e dar assistência técnica a produtores de todo o estado, promover pesquisas e estudos de novas espécies da pesca para cultivo e fazer a validação de produtos e desenvolvimento de novas formulações de rações.

Segundo a ministra, os temas tratados na reunião vão ao encontro das políticas que o Ministério da Agricultura está reunindo num programa voltado para o Nordeste.

“Estamos terminando de escrever o programa. Tudo o que o governador Flávio Dino trouxe está de acordo com o que estamos trabalhando”, acrescentou Tereza Cristina.

Ela disse ainda que estará no Maranhão no fim do mês de março, quando os assuntos poderão ser discutidos mais detalhadamente.

Outros temas

Também foi discutido, durante a reunião no Ministério da Agricultura, o apoio à produção hortifruti no Maranhão, por meio de sistema de irrigação e caminhões refrigerados para o projeto Campos Produtivos.

Governador Flávio Dino e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (Foto: Divulgação)

A medida visa o aumento do número de postos de trabalho e da renda das famílias rurais, diminuição das importações de produtos da cadeia hortifruti e melhoria no escoamento da produção.

Também foram tratadas a continuidade da cooperação na área de regularização fundiária e a ampliação do Programa Nacional do Crédito Fundiário por meio de aquisições de novas áreas.

Meio Ambiente

Em seguida, Flávio Dino se reuniu com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Uma das pautas da reunião foi o Macrozoneamento Ecológico Econômico do Maranhão (ZEE) e a sua importância para o crescimento do Estado.

Também foi tema do diálogo a implementação de ações voltadas à qualificação dos serviços de visitação no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

“São dois pleitos muito importantes”, disse o ministro Ricardo Salles. Ele acrescentou que os fundamentos em relação à ZEE serão analisados assim que a proposta for recebida oficialmente.

“Com relação ao turismo, que é um tema tão importante e caro à Presidência da República e aos ministérios, também [buscaremos] uma solução rápida e que seja eficaz”, acrescentou o ministro.

Ascom