Festa de 25 anos do “Arrastão da Vitória” reúne milhares de pessoas em Timon

Conhecido por ser um dos poucos políticos do Maranhão que nunca se aliou a família Sarney, Francisco Rodrigues de Sousa, o Chico Leitoa, reuniu milhares de pessoas no último sábado (30), na Fundação Cidadania em Timon. O evento foi realizado em comemoração aos 25 anos do “Arrastão da Vitória” e contou com a participação de familiares, amigos e de militantes dos partidos PDT e PSB.
“Em 92 nós juntamos um grupo razoável de pessoas, seis partidos políticos, e formamos o que nós chamamos de Arrastão da Vitória. Esse movimento nos levou a primeira vitória para a prefeitura de Timon em 1992. Elegemos oito vereadores dos 17 e caímos no grande desafio que era governar e dar as respostas. As respostas foram dadas e nas últimas sete eleições, nós ganhamos cinco. Ficou aí um legado que nos proíbe de deixar passar em branco essa data”, disse Chico leitoa.

Sem dúvidas a data já faz parte do calendário político de Timon. Bastante querido no município por causa de seu jeito simples de fazer política, Chico Leitoa mostrou mais uma vez a sua popularidade ao realizar uma belíssima festa que foi prestigiada por grandes nomes da política maranhense, a exemplo dos deputados Weverton Rocha, Zé Reinaldo, Bira do Pindaré, Rafael Leitoa. Quem também esteve presente no evento foi o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, que destacou a força e a admiração que Chico Leitoa possui no município de Timon.
“Chico Leitoa é um dos mais populares e respeitados políticos do Estado do Maranhão. Somos amigos há vários anos e não poderia deixar de participar dessa bela festa realizada por ele. Gostaria de parabeniza-lo pelo evento, mais uma vez ficou evidente o carinho e admiração que os timonenses tem por Chico Leitoa”, destacou Marcelo Coelho.
O Presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi, fez questão de prestigiar o evento. Em discurso emocionado, relembrou a ocasião em que, pela primeira vez, ouviu falar do nome de Chico Leitoa.
“Você é para o Brasil todo um exemplo de homem que nunca desistiu. A primeira vez que eu ouvi falar de Chico Leitoa eu estava na casa do nosso líder, Leonel Brizola, e o Jackson Lago disse, olha, tem um movimento lá no Maranhão, em Timon, lá na fronteira com Teresina, que vai dar muito trabalho. É um pessoal que nada consegue segurar. Não tem poder, não tem dinheiro, não tem Sarney, não tem vagabundo nenhum que segura aquela gente. Quando eu ouvi isso me chamou atenção porque o Jackson era um homem que entendia, era firme e tinha visão política”, lembrou Carlos Lupi.
Carreira política
Chico Leitoa é um engenheiro e político brasileiro, filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Foi secretário de obras de Timon, onde conseguiu se eleger prefeito do município de 1993-1996 e de 2001-2004.
Foi deputado estadual e federal e ocupou o cargo de diretor do Departamento de Infraestrutura e Transporte do Maranhão (DEINT), no governo de Jackson Lago. Leitoa é pai do atual prefeito de Timon, Luciano Leitoa, e tio do Deputado Estadual Rafael Leitoa.

Por Marco Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *