Fernanda Gonçalo e Hilton Gonçalo são suspeitos de fraudar o Fundeb

Fernanda Gonçalo e Hilton Gonçalo (foto: divulgação)

A prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, e o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo são suspeitos de fraudar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb.

Conforme denúncia, feita pelo Fantástico da Rede Globo no domingo (03), 137 municípios maranhenses receberam recursos do governo federal pra investir em educação, mas boa parte do dinheiro pode ter sido desviada, segundo a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.

Bacabeira e Santa Rita aparecem na lista de prefeituras que foram constados fraudes no Fundeb. Segundo as investigações, o golpe é aplicado de duas formas: usando clandestinamente dados de pessoas reais e fazendo matriculas de alunos fantasmas no Educação de Jovens e Adultos – EJA.

De acordo com o Ministério da Educação, somente este ano a prefeita Fernanda Gonçalo recebeu R$ 12.760.811,03 para investir na educação de Bacabeira. Já o prefeito Hilton Gonçalo recebeu R$ 29.817.063,91 nos primeiros dez meses de 2019 para serem aplicados no setor educacional de Santa Rita.

Apesar do alto volume de recursos recebidos, a educação pública nos dois municípios apresenta inúmeros problemas e é alvo constante de reclamações dos moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *