Falta transparência na divulgação dos dados do novo coronavírus em Codó

Codó está entre os municípios do Maranhão menos transparentes nos dados sobre a pandemia do novo coronavírus. Essa deficiência dificulta o combate ao vírus e aumenta a tensão entre a população.

Diariamente o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde apresenta apenas o número de casos confirmados, suspeitos, notificados, recuperados e descartados. É pouco. Não são divulgados os bairros em que a incidência do coronavírus é maior, a taxa de ocupação dos leitos dos hospitais do município (HGM e UPA), sintomas, comorbidades, faixa etária, raça/cor, estado de saúde e idade dos diagnosticados.

Outra deficiência nos dados apresentados pelo governo municipal é a ausência de informações sobre a disponibilidade de Equipamento de proteção individual (EPI) para os profissionais da saúde e quantos estão infectados pelo coronavírus.

O governo também não divulga a quantidade de testes que já foram feitos e quantos estão disponíveis para a aplicação. Falta ainda transparência na divulgação dos valores financeiros recebidos e a forma como eles foram gastos no combate ao Covid-19.

O prejuízo não é só dos jornalistas e seu dever de informar. Acima de tudo, perde a sociedade, que deixa de ter meios de usas as informações para se autoproteger.

4 Comentários

  1. Esses dados são fales, Codó já ultrapassa mais de 90 casos!!!

  2. Que fazer, ajudem com seus conhecimento.

  3. gente meu vizinho foi diagnosticado com covid mais ele disse por zap q n foi feito um exame ele so disse q estava com alguns sintomas e o medico ja disse q ele estava passou uma receita e o mandou para casa. mais como o medico vai saber se nao estao fazendo exames???? vao matar o povo de preocupacao

  4. Isso é verdade msm o giverno mas avanco mas conquista e so em prol deles msm…nada do q eles fazem e transparente isso ta na cara e fica tudo de baixo dos panos pra eles ne….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *