Deficientes físicos ou pessoas com mobilidade reduzida enfrentam desafios de locomoção diariamente nas ruas de Codó. No centro da cidade, são muitas as dificuldades encontradas por quem precisa de rampas de acesso nos prédios públicos e comércios da região.

“Temos dificuldades de acesso em todos os locais do centro: prefeitura, secretaria de saúde, lojas e até em agencias bancarias. Não há qualquer respeito com quem precisa”, afirma o cadeirante João Carlos.

Falta rampas de acessibilidade no comércio de Codó (Foto: divulgação)

O excesso de escadas e calçadas também têm prejudicado a locomoção dos deficientes físicos.

“A sensação é de indignação. Realmente o deficiente não tem o seu espaço constantemente e nosso direito é desrespeitado”, reclama João Carlos.

Atravessar a rua, estacionar um veículo também são barreiras que evidenciam a falta de inclusão social no centro comercial de Codó.

“As vagas reservadas para deficientes e idosos em estacionamentos que existem na cidade não são respeitadas por algumas pessoas. Tem gente que deixa o carro estacionado o dia inteiro tirando a vaga de quem precisa”, revelou a senhora Maria Joana, de 65 anos de idade.

Nota do governo

A administração municipal objetivando possibilitar aos munícipes uma melhor utilização dos espaços públicos, vem realizando obras em seus logradouros, inclusive nas vias públicas, com recuperação de ruas, avenidas, calçadas e canteiro central, com serviços de construção e reposição de camadas asfálticas, vem também melhorando os passeios com construção de faixas elevadas para travessia de pedestres, e renovação da sinalização de trânsito vertical e horizontal. Estes benefícios e obras terão sequência com a organização dos estacionamentos para veículos, inclusive destinando vagas privativas aos públicos determinados pela legislação, instalação de novos semáforos e também com construção de rampas para acessibilidade que permitirão um ganho de autonomia e de mobilidade a uma gama maior de usuários, inclusive àqueles que tenham reduzida a sua mobilidade ou dificuldade em se locomover, como idosos, pessoas especiais, gestantes, crianças, etc…, para que usufruam dos espaços e dos benefícios que estes ambientes podem lhe proporcionar.

Departamento Municipal de Trânsito/Codó-MA