O Blog do Marco Silva teve acesso a vários documentos que comprovam que a empresa Grupamento Anjos do Resgate (Bombeiro Civil) está funcionando de forma totalmente irregular no município de Codó. Pertencente ao empresário Leandro Rocha Viana, o estabelecimento pode ser fechado a qualquer momento por não possuir os documentos necessários para continuar ativo e operando.

O registro de cassação da empresa foi feito pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, através da 15ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, que identificou diversas irregularidades, inclusive a utilização de certificados falsos. (clique aqui e veja o documento na íntegra).

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, o empresário Leandro Rocha Viana apresentou certificados comprovadamente falsos. Os documentos informam que os integrantes Grupamento Anjos do Resgate fizeram um Curso de Reciclagem de Bombeiros Civil com carga horária de 100 horas em apenas 4 dias. No entanto, é impossível fazer um curso de 100 horas em apenas 4 dias.

“Ressalto que, quando oficiado por este quartel, o Sr. Leandro Rocha Viana apresentou alguns certificados falso, isso porque em flagrante incongruência, o profissional acima entregou nesta unidade de Bombeiros Militar certificados de requalificação de Bombeiros Civis de duração de 04 (quatro) dias perfazendo um total de 100 horas/aula; o que caracteriza grosseira fraude, uma vez que 04 (quatro) dias correspondem a um total de 96 horas e ainda que, os que se submetessem ao curso, tivessem a total privação do sono, não atingiriam o tempo estimado no certificado. Soma-se a isso, a apresentação de certificados de qualificação com sobrecarga horária, de tal sorte que a média de alguns chega a atingir um total de 15 horas/aula diária, o que chega a ser quase humanamente impossível, ou no mínimo, sem rendimento do aluno no critério de aprendizagem”, relata a denúncia do Corpo de Bombeiros Militar.

A 15ª Companhia Independente de Bombeiros Militar também identificou que o nome fantasia utilizado irregularmente pelo Grupamento Anjos do Resgate e similar ao que é usado pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Diante das irregularidades encontradas, o Corpo de Bombeiros Militar cassou os registros que permitiam o funcionamento do Grupamento Anjos do Resgate em Codó.

Como o Grupamento Anjos do Resgate teve os registros cassados, o Corpo de Bombeiros Militar estabeleceu o prazo de 30 dias para que a empresa providencie novos documentos para poder continuar funcionando.

O tempo determinado se encerrou no dia 24 de novembro de 2018 e não houve manifestação do empresário Leandro Rocha Viana. Um novo prazo de 20 dias foi estabelecido no dia 26 de novembro e novamente nenhuma das exigências foi cumprida.

O outro lado

Em entrevista à repórter Emanuela Carvalho, da TV CIDADE, o empresário Leandro Rocha Viana se disse vítima de perseguição do comandante do 15ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, Jorgeilson Costa Frazão.

Assista na íntegra a entrevista:

https://www.youtube.com/watch?v=NFvPQKDqEns