Liderança, protagonismo e voluntariado em outro país. Experiências que as estudantes Jamylle Gomes Santos Oliveira, do Colégio Militar 2 de Julho, e Sarah Emanuele Sousa Oliveira, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de Açailândia, irão vivenciar nas próximas semanas. As duas foram selecionadas pelo Programa Jovens Embaixadores 2020 e embarcam nesta segunda-feira (6) para Brasília, de lá seguem para os Estado Unidos.

Sarah Emanuele é uma das estudantes maranhenses que vai participar do intercâmbio (Foto: Arquivo pessoal)

As jovens maranhenses ficarão em Brasília até o dia 10 deste mês, quando embarcarão para Washington (DC), nos Estados Unidos, onde ficam durante a primeira semana de intercâmbio para conhecer os principais pontos turísticos e organizações dos setores público, privado e do terceiro setor.

Depois de passarem pela capital norte-americana, elas integrarão grupos menores com outros estudantes brasileiros e seguem viagem para estados diferentes. Jamylle Gomes irá para o estado de Carolina do Norte e Sarah Emanuele para Washington, onde serão hospedadas por uma família americana, assistirão aulas e participarão de atividades ligadas à responsabilidade social e empreendedorismo.

As estudantes retornarão ao Brasil no dia 30 de janeiro, já como líderes em suas escolas e destaque em suas comunidades, com a responsabilidade de compartilhar tudo o que aprenderam e vivenciaram nas últimas semanas.

Ao todo, 50 estudantes foram selecionados para o Programa Jovens Embaixadores 2020, que é promovido pela Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil.

Jamylle Gomes Santos Oliveira estuda no Colégio Militar 2 de Julho (Foto: Arquivo Pessoal)

Sobre as estudantes

Jamylle Gomes Santos Oliveira tem 16 anos, é estudante da 2ª série do Ensino Médio no Colégio Militar Bombeiros 2 de Julho, em São Luís. Ela faz parte do “100 Talentos”, grupo teatral que direciona o lucro dos investimentos e vendas de ingressos para as necessidades da comunidade.

Sarah Emanuele de Sousa Oliveira é estudante do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de Açailândia, trabalha em um projeto de redução do descarte inapropriado do caroço de açaí, utilizando sua versão triturada como adubo orgânico em diversos tipos de plantação.

Participação no programa

Para participar do Programa Jovens Embaixadores, os candidatos devem ter nacionalidade brasileira; ter idade entre 15 e 18 anos; ser aluno do Ensino Médio na rede pública brasileira; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ter pouca ou nenhuma experiência anterior; pertencer à camada sócia econômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; ter perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo(a); possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; estar atualmente engajado(a) em iniciativa(s) de impacto social em sua comunidade por ao menos seis meses.

Ascom