Estudantes de vários estados e países buscam soluções inovadoras no Maranhão

Estudantes maranhenses e de outros quatro Estados brasileiros, além de intercambistas da Europa e América do Sul, estiveram nesta segunda-feira (25) no Palácio dos Leões. Integrantes do Projeto La Passion (Latin America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network), eles conversaram com o governador Flávio Dino sobre a iniciativa que durante dez semanas irá buscar soluções criativas e inovadoras para desenvolvimento dos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão.

Governador recebe alunos do programa internacional La Passion (Foto: Gilson Teixeira)

“É um projeto de cooperação internacional que envolve nosso estado. Nós estamos recebendo estudantes de vários estados, de vários países, que junto com nossos estudantes estão debruçados sobre o desafio da inovação em torno de alguns temas”, explicou o governador.

O grupo de 44 estudantes é formado por oito intercambistas da Finlândia, Portugal, Espanha e Uruguai; 30 alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e seis de outros Institutos Federais brasileiros. No projeto, eles buscarão soluções tecnológicas que contribuam com os municípios de São Luís e Santo Amaro.

“Vai ser importante para o intercâmbio internacional das nossas instituições de educação e, também, do ponto de vista prático, tenho certeza que nascerão boas ideias para ajudarmos nesse projeto de desenvolvimento do nosso Estado e notadamente nas duas cidades”, completou o governador.

Além do IFMA, apenas a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de São Paulo (USP) foram selecionadas pelo instituto para realização do La Passion no Brasil. O trabalho que será realizado no Maranhão atende à demanda da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sehdipop), especificamente aos objetivos do plano de desenvolvimento dos municípios, o Mais IDH.

Para o reitor do IFMA, Roberto Brandão, além de expandir os horizontes de pesquisa dos estudantes do Instituto, o projeto será a oportunidade de oferecer melhor qualidade de vida aos maranhenses.

Nesse momento temos o IFMA participando do La Passion e integrado a um projeto do Governo Flávio Dino, o Mais IDH. São dois grandes projetos, em busca de soluções e alternativas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, comentou o reitor.

Sobre o projeto 

O projeto será executado em São Luís e Santo Amaro. Os 44 estudantes foram divididos em equipes, as quais irão se aprofundar sobre seis desafios, que incluem o desenvolvimento do turismo nas regiões até enfrentamento da violência contra a mulher e melhoria da qualidade da água para consumo.

Carlos Ferreira, de 23 anos, é aluno de Engenharia Civil no IFMA Monte Castelo. Para ele, está sendo enriquecedor a participação no projeto e a troca com o Governo do Estado.

Acho que é uma questão importante, são instituições de ensino junto a instituições públicas e aprecio muito esse convite do governador porque também demostra interesse do Estado em nosso projeto, unir estudantes para resolver um problema do nosso estado”, concluiu o estudante.

Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.