Marco Silva e Neyara Pinheiro (Foto: divulgação)

A Coordenação do curso de Jornalismo promoveu no dia 18 de abril, palestras sobre a tendência e o mercado jornalístico, com a jornalista Neyara Pinheiro da TV Clube afiliada da Rede Globo do Piauí e o Diretor Geral da TV Sinal Verde o apresentador Ricardo Marques.

No primeiro momento, a jornalista Neyara Pinheiro fez um relato de sua experiência profissional como repórter de rede da TV Globo, falando um pouco da rotina do seu a dia a dia, tirando dúvidas e explicando como a dedicação é um fator chave para quem quer seguir nesta profissão.

“Gostaria primeiro de ressaltar que sou muito grata pelo convite, acredito que é importante essa interação com os alunos de Jornalismo, porque quando era estudante ficava ansiosa para saber como era a prática, o dia a dia do jornalista e momentos como estes eram sempre muito aguardados. A dica que tenho para repassar para os futuros colegas, é que hoje o mercado de trabalho está muito amplo, a tendência hoje é o profissional ser multifunção, as redações estão a cada dia mais enxutas, portanto para avançar na profissão, você tem que ser uma pessoa dedicada, ter um olhar jornalístico, horário certinho, aquela ‘coisa’ mais tranquila de trabalhos normais, não rola para quem quer ser um jornalista. A dica é ser criativo, ter agilidade para correr atrás da notícia, ética e profissionalismo, com isso você vai conseguir atingir seus objetivos e avançar na carreira.”, falou a Jornalista Neyara.

Para a acadêmica do 3º período de Jornalismo Laís da Silva Paula, a ideia de trazer profissionais para esse feedback com os alunos é excelente. “é importante para conhecer ainda mais a rotina do jornalista, e ela sendo repórter de uma das maiores emissoras do Brasil, é fascinante termos esse conhecimento de como é trabalhar e como é feito o jornalismo nessas grandes emissoras, até porque futuramente essa será nossa rotina de trabalho, estamos estudando para isso.”

Ascom/FACEMA