O jovem Hernandys Ribeiro Bezerra, estudante do C.E. Luzenir Matta Roma, que fica localizado no município de Codó, tomou posse como deputado estudante na Assembleia Legislativa do Maranhão. O codoense é um dos 22 estudantes que foram selecionados após a inscrição de suas propostas de Projetos de Lei nas áreas de Cultura, Educação, Esporte, Defesa do Consumidor, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Saúde e Segurança Pública.

A solenidade de posse aconteceu na sexta-feira (23) e foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PC do B). O ato também contou com a presença deputado Wellington do Curso (PSDB) e dos deputados eleitos Felipe dos Pneus (PRTB) e Dr. Yglésio (PDT) na composição da Mesa.

É a primeira vez que um estudante codoense representa o município no Parlamento Estudantil Maranhense. Hernandys Ribeiro é autor do projeto que dispõe sobre a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) incidente sobre o gás de cozinha ou padronização estadual do valor do GLP. A proposta foi aprovada por 20 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.

O deputado estudante foi auxiliado em Codó pelo excelente professor de filosofia Inácio da Silva, que é um dos mais queridos educadores do município, e contou com o apoio do diretor Antônio Reis.

O Parlamento

O Programa Parlamento Estudantil Maranhense visa a integração dos alunos das redes de ensino pública e privada do Estado do Maranhão com a atividade parlamentar preparando-os para o pleno exercício da cidadania, elaborando projetos de lei e debatendo na Assembleia Legislativa temas de grande relevância para nosso Estado.

O objetivo do programa é estimular nos estudantes maranhenses a reflexão sobre política local e nacional, o exercício da cidadania e o conhecimento sobre como se organiza e se estrutura uma democracia representativa.

O Parlamento Estudantil Maranhense é constituído por 22 (vinte e dois) Deputados Estudantes, dentre os alunos devidamente matriculados nas escolas públicas e privadas do Estado, frequentando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou frequentando o 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico. Os estudantes devem ter entre 16 a 22 anos de idade completos até a data do evento.

O Deputado Estudante manterá essa qualificação por um ano. Os trabalhos do programa foram realizados no Plenário “Nagib Haickel” da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.