Os moradores da região Central do Maranhão esperavam há quatro décadas pela pavimentação da MA-012, ente os municípios de Barra do Corda e São Raimundo do Doca Bezerra. Oficialmente entregue pelo Governo Flávio Dino no último sábado (11), as dificuldades enfrentadas pelo vendedor Zilmar Alves em passar pela estrada, ficaram no passado.

“Nós passamos quarenta anos esperando a construção dessa estrada. Tinha muito atoleiro, era só uma ‘vereda’. Quando a gente tinha que ir em Barra do Corda, já ficava imaginando o sofrimento. Tá só o brinco agora”, conta o vendedor.

A pavimentação da MA-012, também deu novas perspectivas de trabalho e levou mais renda para os moradores. Francisco Borges trabalha com transporte alternativo. Ele conta que, com o asfalto, as viagens ficaram mais rápidas e aumentou o número de passageiros. Consequentemente, aumentou a renda da família, o que significa mais qualidade de vida. “Antes do asfalto fazia uma viagem e agora faço três. Tem 90% a mais de passageiros e o carro não anda quebrando. Então a gente tem mais renda agora”, afirmou.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, falou da importância do investimento. “São 53 km de pavimentação que vai garantir o escoamento da produção, para garantir o direito de ir e vir das famílias, promove o desenvolvimento econômico e social. É dessa maneira que combatemos a crise econômica nacional: com trabalho e determinação para que o povo possa receber os benefícios”, enfatizou.

Para o aposentado Francisco Florindo da Silva, morador de São Raimundo do Doca Bezerra, o asfalto trouxe mais segurança, principalmente para os motociclistas. “Essa estrada era só a lama. Era o povo caindo de moto, quebrando perna. Agora isso não acontece mais. Ficou mais rápido também. A gente sai de manhã pra Barra do Corda e meio dia tá em casa. Tá bom demais. Melhor que isso não tem como ficar”, finalizou.

Foram mais de 50 quilômetros  asfaltados  e sinalizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). A obra orçada em mais R$ 36 milhões, facilita o escoamento da produção, a mobilidade das pessoas, é mais uma alternativa para chegar à capital São Luís, além de interligar a Região do Médio Mearim ao Centro.

Ascom