Muito entusiasmo entre as comunidades quilombolas de Damásio, no município de Guimarães; de Turi Mirim, em Turilândia; e entre a população do município de Godofredo Viana, com a entrega das Escolas Dignas, que aconteceu nesta quinta-feira (6). Em Guimarães, no quilombo Damásio, a construção do Centro de Ensino Rosalino de Lima Martins era o sonho da comunidade e uma bandeira de luta de seus antepassados, como afirma o professor de Ciências e Matemática, Gilberto de Jesus Bispo Martins, que nasceu e cresceu na comunidade.

Comunidade do quilombo Damásio, em Guimarães, contemplada nesta quinta-feira com Escola Digna (Foto: Divulgação)

“É um sentimento de dever cumprido, porque essa escola está hoje aqui não só pela luta dos atuais membros da comunidade, mas, principalmente, pelos mártires que daqui já se foram, como meus avós e outras pessoas que estiveram nesse local que quando fundaram essa comunidade e elencaram três objetivos. Um era a questão da moradia, outro era a questão da produção agrícola e agrária e outra era a educação para coroar tudo. Essa aqui foi mais uma das metas colocadas lá atrás por nossos avós e hoje temos o prazer de vir aqui trabalhar nessa escola que foi uma luta deles”, declarou o professor.

“Eu sou fruto dessa comunidade. Nasci aqui, estudei aqui e hoje trabalho nessa comunidade como professor, então para mim é uma gratidão muito grande estar aqui fazendo o bem, aquilo que me fizeram e hoje eu estou retribuindo com a educação. Minha comunidade está feliz por ter essa escola, esse prédio e que possamos usufruir da melhor maneira possível”, destacou Gilberto de Jesus Bispo Martins.

Para o prefeito de Guimarães, Osvaldo Luís Gomes, a escola beneficiará não somente a comunidade Damásio, mas outras localidades vizinhas, que poderão usufruir do espaço educacional. “Nós sabemos que só podemos mudar o mundo através da educação, por isso é necessária essa parceria entre estado e prefeitura para o melhor do aluno. Essa é uma escola que tem história, são anos de espera e a comunidade só tem a ganhar. Antes eles não acreditavam e hoje é uma realidade”, destacou.

Turilândia

Em Turilândia, na Baixada Maranhense, fica outra comunidade quilombola beneficiada com uma escola digna. Maria José Guedes é estudante e mãe de dois alunos da Escola Municipal (EM) Bibiano Ribeiro, localizada na comunidade quilombola e ribeirinha Turi Mirim, e para ela o novo equipamento representa respeito ao seu povo. “É só alegria porque antes nós não ‘tinha’ escola. Eles viviam de aluguel, a gente estava em casa alheia. E hoje em dia nós estamos alegres por ter uma escola. Me sinto feliz e honrada por ter ganhado a escola e meus filhos terem local para estudar e serem respeitados por todos”, afirmou.

A EM Bibiano Ribeiro atende 28 alunos de 1° ao 9°ano do Ensino Fundamental, possui duas salas de aula, banheiros para pessoas com deficiência, pátio, secretaria, cozinha completa e poço para abastecimento da escola e comunidade. Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 347.109,31 na construção e equipamentos para a unidade escolar.

Deusirene Sampaio, gestora da escola, revelou que o equipamento construído pelo governo é um sonho realizado. “Isso aqui é um sonho. A população está muito feliz, pois sabemos que dentro dessa escola nossas crianças, que são o futuro do país, vão ter muitos sonhos realizados. Aqui a aprendizagem será melhor, a interação. É tudo ótimo”, destacou.

A professora Nilde de Jesus Fonseca Ferreira trabalhou muitos anos com a educação infantil na Bibiano Ribeiro, e fez questão de ressaltar que, agora, além da escola nova, também iniciará uma nova etapa na carreira de educadora, lecionando para os alunos fundamental. “Esta é minha nova sala de aula, ela é linda e maravilhosa, porque antes era um pequeno quarto em uma casa, eles [alunos] se sentiam desconfortáveis. Aqui estão à vontade, podem fazer as tarefas, cada um em sua cadeira porque antes não tinham. Achei melhor também porque vou trabalhar com o fundamental e essa é adequada para um trabalho de qualidade”, disse.

Participaram da solenidade de entrega a senhora Tânia Mendes, representando o prefeito Alberto Magno; o vice-prefeito, Luís Gonzaga Ferraz; a secretária municipal de Educação Soraia de Nazaré; vereadores do município; e o presidente da Associação Quilombola de Turi Mirim, Benerval Reis Ferreira. “Um governo sério que olha para as comunidades, esse é o Governo do Estado. O município de Turilândia está muito feliz porque com educação é que se muda todas as coisas”, enfatizou Tânia Mendes.

O vereador Leopoldo Sá de Souza destacou a conquista da comunidade. “Parabenizo o governador Flávio Dino pelo grande trabalho que tem feito na educação. Neste lugar, as pessoas estudavam em casas pequenas e alugadas. Hoje temos uma escola de verdade”, destacou.

Na região do Alto Turi, os moradores Godofredo Viana celebraram a entrega do Centro de Ensino Benedita Jorge (CEBJ), que esperou 25 anos por uma reforma de verdade. A escola construída em 1972 havia passado por apenas duas pequenas reformas, a última em 1993.

Estudantes da Escola Municipal Bibiano Ribeiro, no povoado Turi Mirim, em Turilândia, comemoram a entrega da tão sonhada Escola Digna (Foto: Divulgação)

Valquires de Castro, a professora mais antiga em atividade no CEBJ informa que trabalha no local há 30 anos. “E nunca vi uma reforma de verdade. A primeira é essa que o governador Flávio Dino fez”. Ela disse que a escola estava funcionando de forma muito precária, não tinha lajota, o piso era corrido (de cimento), as paredes estavam ruins. “Mas, agora, melhorou muito, dá mais gosto de trabalhar. A gente espera que venha mais coisa porque os nossos jovens merecem”, completou.

“A reforma dessa escola era aguardada há muito tempo. Entravam alunos, saiam alunos e a reforma não vinha“, pontuou a Gestora da escola, Carmem Borges. “Hoje é um dos dias mais especiais na nossa história. Só temos gratidão ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão. A nossa escola está linda”, completou.

A obra de reforma e ampliação, que deu cara nova ao ambiente escolar, trouxe melhorias em toda a infraestrutura escolar com troca de telhado, instalações hidráulicas e elétricas, colocação de piso cerâmico e revestimento de paredes, que também receberam novo reboco. Os banheiros foram todos reformados e receberam louças novas. A escola ganhou mais uma sala de aula e laboratório de informática, além de ter as salas todas climatizadas. O investimento no valor de R$ 1.004.991,60.

A presidente do Grêmio Estudantil da escola Giullia Gomes, disse que a escola estava esquecida. “Quando começou a ser reformada, trouxe uma alegria imensa, mexeu com todos os estudantes. Eu vejo o brilho nos olhos dos meus colegas que, agora, têm mais prazer em vir para a escola, estudar”, disse.

“Em especial, agradecemos ao excelentíssimo governador Flávio Dino, pela magnífica contribuição para concretização dessa obra, que por sua vez, entende que uma sociedade bem-sucedida deve estar centrada em uma educação de qualidade. Excelentíssimo secretário Felipe Camarão, receba da nossa comunidade escolar o reconhecimento pelo seu trabalho em prol da educação”, diz trecho da carta lida pela estudante Gabriela Ribeiro, em referência ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão.

“Nós não fazemos nada sozinhos. Então, a preservação da escola, para que continue bela para outros estudantes, depende de toda comunidade escolar”, disse Jamerson Silva Almeida, vice-presidente do Grêmio do CE Benedita Jorge.

A solenidade contou com a presença de vereadores da cidade, secretários municipais, pais e alunos. A secretário municipal de Administração, Márcio Viana, representou o prefeito Shirley Viana. “Quero aproveitar a oportunidade para agradecer ao Governo do Maranhão pela reforma e ampliação da escola, que é tão importante para a nossa cidade, para os nossos jovens. Essa parceria é muito é nós só temos a agradecer”, disse.

Ascom