ENQUETE: você concorda com o fechamento do comércio e isolamento social?

Em pronunciamento no rádio e na TV na noite desta terça-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Covid-19, novo coronavírus, está sendo enfrentado e afirmou que as autoridades devem evitar medidas como proibição de transportes, o fechamento de comércio e o confinamento em massa. “Nossa vida tem que continuar. Os empregos devem ser mantidos. O sustento das famílias deve ser preservado. Devemos sim voltar à normalidade”, destacou.

O presidente voltou a dizer que o grupo de risco para a doença é o das pessoas acima dos 60 anos de idade e que não teria necessidade de fechamento de escolas, já que são raros os casos fatais de pessoas sãs com menos de 40 anos.

As declarações de Bolsonaro geraram uma grande discussão nas redes sociais e os brasileiros ficaram divididos. Muitos concordam e outros discordam das afirmações do presidente.

Com o objetivo de ter uma percepção mais precisa sobre o tema, o Blog do Marco Silva quer saber a opinião dos internautas sobre as duas decisões mais polêmicas tomadas pelos governos estaduais: fechamento do comércio e o isolamento social.

Vote na enquete abaixo:

ENQUETE: você concorda com o fechamento do comércio e isolamento social?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

15 Comentários

  1. Se voltarmos à rua vamos ter mais gastos com saúde e prejuízo vai ser maior do que a economia parada

  2. A nossa economia representa também a nossa sobrevivência não é inteligente sacrificar a população toda sendo que a minoria que é a zona de risco. Eles ficam isolados e os que não é da zona de risco que é a maioria voltam a trabalhar até porque se ninguém trabalhar como iremos cuidar dos doentes? Sem dinheiro não se faz nada.

  3. Eng. Civil Emanuel Rodrigo

    Não existe opinião sobre isolamento social. É fato. É científico. Não importa se você é de esquerda ou direita.
    É fácil colocar o peão na obra enquanto eu fico no escritório cercado de álcool gel e máscaras.
    Tanto os economistas quanto os cientistas da saúde dizem que o único e possível meio para contenção da crise viral é o distanciamento social, ou seja, o isolamento.

    • Eng. Civil, que bobagem você postou. É claro que existe opiniões sim sobre o isolamento. Agora, teses são levantadas e discutidas sobre o isolamento. Dizer que isso é científico, você provou ser um total ignorante. Com certeza, se é mesmo Engenheiro, deve ter se formado em alguma faculdade de Caxias.

      • Eng. Civil Emanuel Rodrigo

        Caríssimo, não irei discutir ciência com quem acabou de provar que não têm visão de mundo, não busca e informações e muito menos acompanha informações relevantes da comunidade científica.
        Indico a você que leia, se informe para que discuta com embasamento científico e respaldo por artigos e revistas. Use para melhor pesquisa plataformas como: Scielo, USP dente outas Universidades e base de dados que dispõe de conteúdo científico.

      • Eng. Civil Emanuel Rodrigo

        Digo ainda para estudar um pouco de matemática, função exponencial para ser mais preciso, e veja a lógica inversa que você está propagando.
        Na matemática uma função tende a zero em duas situações: Quando X é zero, ou quando X atinge seu ponto crítico e a função tornasse decrescente.

        • Você não pode generalizar isso. Teríamos que, primeiro, escrever a fórmula da função exponencial que trata do grau de disseminação do vírus. Depois, teríamos que estudar o limite tendente a zero da função apresentada.

          Sua lógica de matemática está muito nível médio. Mas talvez, como você fez Engenharia, entenda o que estou falando.

          Por fim, nem todo ponto crítico de uma função exponencial é ponto de inversão da função. Por exemplo, um clássico exemplo, a função F(x)=x elevado a 3.

    • David Katz, diretor do Centro de Pesquisa em Prevenção Yale-Griffin diz que ordenar quarentena forçada em um país, com fechamento de comércios e escolas, e proibição de circulação de pessoas a menos que por motivos essenciais é o equivalente ao “confronto aberto bélico”. O ideal seria um ataque cirúrgico, consistente em isolar os grupos de risco conhecidos – idosos e pessoas com doenças anteriores – concentrando neles também os recursos de saúde para tratamento e prevenção e deixando o restante da população a mercê dos efeitos do vírus que, em geral, provocam infecções leves e autolimitadas.
      A testarem em massa apenas da população potencialmente infectada foi feita na Coreia do Sul, país exemplo no combate à Covid-19, e 99% dos casos de doenças na população em geral são ‘leves’ e não necessitam de atendimento médico.

      O epidemiologista John Ioannidis, codiretor do Centro de Inovação e Pesquisa da Universidade de Stanford também compartilha do mesmo entendimento.

      Se estou certo ou errado, não sei. Se os especialistas, renomados a nível internacional, estão certos ou não, também não sei.

      Só sei que existem opiniões técnicas a favor e contra o isolamento. Mas que infelizmente a mídia brasileira, que se julga imparcial, não divulga. Eu estou acompanhando o The New York Times pra poder ver o que realmente tem de comprovação sobre a Covid-19. Porque a Rede Globo, maior rede de televisão brasileira, só vive a trocar farpas com o Presidente da República, numa briga inútil que não levará o Brasil a nada.

  4. Temos q voltar urgente. O resto eh falacia. Os EEUU ja vao voltar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *