Charge (foto: Quinho/Arte EM)

Segundo a Pesquisa Mídia Dados Brasil, o Maranhão tem aproximadamente 7 milhões de habitantes. Desse total, entre 2 e 2,5 milhões, acessam o Facebook ou Instagram todos os meses. Isso representa 35% de toda população do estado.

Esse número é na verdade muito maior, isso porque as ferramentas de monitoramento só contabilizam as pessoas acima de 18 anos.

Obama e a revolução na internet

A campanha eleitoral de Barack Obama para presidente dos Estados Unidos revolucionou a maneira de se fazer marketing político.

Para conquistar seu objetivo, Obama investiu em ações na web e nas redes sociais, arrecadando dinheiro, monitorando a opinião pública e organizando voluntários através da internet.

A quantidade de seguidores do candidato nas redes sociais era impressionante: 120 mil seguidores no Twitter e mais de 3 milhões de membros em um grupo do Facebook, algo nunca visto antes em uma campanha política.

Assim, ao focar na natureza viral e democrática da internet, mídia até então pouco utilizada na política, Obama provocou uma revolução na maneira de fazer campanha política, reescrevendo as regras de como atingir os eleitores e fazendo do ambiente online e das novas mídias um importante ambiente de disputa. Como resultado, ele conseguiu vencer as eleições daquele ano e quatro anos depois foi reeleito usando a mesma estratégia.

Candidatos de Codó e as redes sociais

Nas eleições brasileiras deste ano, segundo especialistas em marketing político, as mídias sociais terão sua maior influência até hoje na história das campanhas.

Muitos políticos já perceberam essa força e estão investindo pesado nas redes sociais. No entanto, essa tendência ainda não foi percebida pelos muitos postulantes a cargos eletivos em 2018. É o caso dos seis candidatos de Codó, que são fracos e pouco efetivos na Web.

Andreh Araújo, Biné Figueiredo, Chiquinho do SAAE, Zito Rolim, Nonato Sampaio e Dr. José Francisco.

O blog do Marco Silva fez um levantamento nas duas das três maiores redes sociais do estado e descobriu que todos os candidatos de Codó possuem menos de 1500 seguidores no Instagran e nenhum deles possui página ativa no Facebook.

Para efeito de comparação, o jovem prefeito de Codó, Francisco Nagib, que adora as redes sociais, tem 15 mil seguidores no Instagran e mais de 15.500 curtidas no Facebook.

Também descobrimos que Biné Figueiredo, Zito Rolim, Chiquinho do SAAE e José Francisco quase não atualizam seus perfils no Instagram e Facebook. Já Andreh Araújo e Nonato Sampaio fazem pelo menos uma publicação por dia em suas redes sociais.

Candidatos de Codó e o número de seus seguidores no Instagran:

Candidato a deputado estadual Andreh Araújo – 1.366 seguidores

Candidato a deputado estadual Biné Figueiredo – 1.340 seguidores

Candidato a deputado federal Chiquinho do SAAE – 1.075 seguidores

Candidato a deputado estadual Zito Rolim – 1.049 seguidores

Candidato a deputado estadual Nonato Sampaio – 100 seguidores

Candidato a deputado federal José Francisco – Não possui perfil no Instagran

Candidatos de Codó e o total de amigos no Facebook:

Candidato a deputado estadual Andreh Araújo – 4.997 amigos

Candidato a deputado federal Chiquinho do SAAE – 4970 amigos

Candidato a deputado federal José Francisco – 4.923 amigos

Candidato a deputado estadual Biné Figueiredo – 4.688 amigos

Candidato a deputado estadual Zito Rolim – 3.929 amigos

Candidato a deputado estadual Nonato Sampaio – 898 amigos

Lembramos novamente que nenhum deles possui uma página oficial no Facebbok.