Dicas para guardar alimentos corretamente na geladeira

Na hora de organizar, lembre-se que cada compartimento da geladeira tem uma função específica.

Além de ser necessária a higienização dos alimentos, os riscos de contaminação aumentam com o armazenamento incorreto e por tempo incorreto. A geladeira deve ser mantida higienizada, limpa, sem resíduos de alimentos, com recipientes devidamente fechados, respeitando prazos de validade antes e depois da abertura da embalagem original.

Como armazenar alimentos na geladeira?

Cereais e leguminosas que ainda não foram preparados, açúcar e enlatados, por exemplo, não devem ser guardados em geladeira. Já as carnes, ovos, leites e derivados, e comidas prontas devem ser refrigerados

  • Prateleiras superiores

Nas prateleiras superiores da geladeira, coloque os alimentos que necessitam de maior refrigeração, tais como leite e seus derivados.

  • Prateleiras inferiores

Nas prateleiras inferiores, os alimentos que necessitam de menos refrigeração. Legumes, verduras e frutas na caixa específica para eles da geladeira.

  • Porta da geladeira

Na porta podem ser guardadas latas de bebidas, temperos, geleias, conservas, sucos e água.

  • Freezer

No freezer, carnes e preparações certamente terão um tempo de conservação maior, chegando há meses. Lembre-se de congelar em quantidades menores, adequadas ao seu consumo, pois uma vez descongelado o alimento não deverá voltar a ser congelado novamente.

Alimentos perecíveis, não perecíveis e crus

Os alimentos menos perecíveis, como as geleias e doces, devem ser conservados em geladeira, pois apresentam durabilidade maior.

Já os alimentos não perecíveis, tais como os grãos, cereais, leguminosas, açúcar, enlatados, devem ficar em locais frescos, ventilados, protegidos do calor e da umidade excessiva.

Alimentos crus não devem ficar na mesma prateleira dos alimentos cozidos, pois os crus podem contaminar os cozidos.

Assim como a escolha dos alimentos que vamos consumir deve ser feita com cuidado, é fundamental ter atenção para o correto armazenamento da comida na geladeira para evitar contaminações

Fonte:www.alimentacaoemfoco.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!