O candidato Zé Francisco disse, no dia 09 de outubro, que Codó vai receber, a partir do ano que vem, mais de R$ 180 milhões em precatórios (aquele dinheiro do antigo FUNDEF) e garantiu dizendo “esse dinheiro, com certeza vai ser aplicado, 60% para os professores e 40% nós vamos fazer uma grande escola técnica em Codó para preparar os jovens”.

Para entender um pouco mais sobre essa temática em questão, visitamos o IEMA – Instituto de educação: Unidade Codó e conversamos com a gestora Joseane Cantanhede. “Diferente do que algumas pessoas desinformadas pensam, os cursos técnicos já são realidade em nossa Codó. Desde 2015, o IEMA capacita jovens através de cursos técnicos de estética, informática, cosméticos, jardinagem e culinária”, afirma a gestora.

Tendo participado de uma reunião extraordinária na semana passada, com equipe de coordenadores pedagógicos da SEDUC e o próprio secretário de Esatdo da Educação, Felipe Camarão, a gestora do IEMA nos relatou sobre a retomada dos cursos profissionalizantes ainda neste mês de outubro e também nos disse em primeira mão o Governo do Estado do Maranhão estará implantando o EJATEC também no IEMA de Codó, ou seja, cursos técnicos integrados à Educação de Jovens e Adultos de Nível Médio com duração mínima de dois anos e, ao seu término, o aluno terá concluído o Ensino Médio com habilitação técnico-profissional.

Seguindo o modelo do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que já oferece cursos técnicos de nível médio, de uma forma integrada, o aluno vai cursar o Ensino Médio junto com uma formação profissional

A gestora nos revelou que essa demanda foi intermediada pelo então deputado Zito Rolim, assim como o pedido de retomada da reforma da escola, que já foi reiniciado, conforme foto em anexo. Solicitações feitas no ano passado e que estão sendo atendidas, visando a oferta dos cursos em um ambiente que favoreça melhor qualidade de ensino.

TEXTO ENVIADO PARA NOSSA REDAÇÃO