Cruzeiro da igreja de São Sebastião é colocado atrás do templo e desagrada os católicos

Fotografia mostra o cruzeiro fixado na frente da igreja de São Sebastião
A igreja de São Sebastião, situada no município de Codó, destaca-se pela devoção de centenas de católicos, pela localização privilegiada e por sua arquitetura que assemelha os antigos templos da Itália.
Um dos maiores símbolos do local é o cruzeiro que historicamente sempre esteve na frente do templo. No entanto a prefeitura tirou o cruzeiro da frente da igreja e colocou atrás. A decisão do poder público não agradou os católicos que estão descontentes com a iniciativa.
Para a igreja católica, o cruzeiro é o símbolo que representa o espírito popular da devoção religiosa. É um símbolo sagrado e não há registros no Brasil de que tenha sido colocado atrás de alguma igreja.
Uma codoense utilizou as redes sociais para demonstrar a sua insatisfação com a ideia da prefeitura de colocar o cruzeiro atrás da igreja.

Encerraremos essa matéria citando a frase do pesquisador Leonel Vieira que diz:
“Os Cruzeiros sagram locais, dominam e protegem os campos. Recordam epidemias, assinalam momentos históricos, pedem orações e sufrágios e servem de padrões paroquiais nos adros das igrejas e capelas”

Nenhum Comentário

  1. TINHA DOIS LOCAL DE COLOCAR O CRUZEIRO DEPOIS DA REFORMA DA PRAÇA EM FRENTE A IGREJA
    OU NA LATERAL OU NO TELHADO

  2. A cruz é o símbolo da igreja cristã católica. Nunca vi uma cruz atrás da igreja. A impressão que dá é que a cruz incomoda alguém. Aate onde cruz, até onde eu sei incomoda o demônio. A assembléia não concordou com nada, era algo já decidido. Foi perguntado num domingo, e alguns gatos pingados levantaram as mãos.
    Mas isso ia acontecer de qualquer jeito.
    Só quero dizer pra esses poderosos, que maior é o poder de Deus.
    Ela deixa pra vê até onde a maldade do homem vai, mas até a hora que o Senhor quiser. Quando Deus baixar a mão D’ele tudo vai acabar.
    A praça parecendo um cemitério. Qdo começarem a usar os banheiros, em tempos de festas naquele local, o povo vai vê a podridão dos banheiros.

  3. católico não praticante

    Isso é um absurdo, cadê o padre dessa igreja? que aceita tudo, nem parece ser uma autoridade no município….

  4. Eita governozinho de merda!

    Mais retrocesso, Mais perseguição!

  5. A questão não é o mandante a questão maior está nos que aceitam o que “Ele” manda sem questionar. Nessa paróquia não tem pároco? Não sei. Vou raramente lá, mas é de desconfiar tanta coisa acontecendo em torno da igreja e seu pároco, se é que existe, não se manifestar. E a estátua de São Sebastião onde vão colocar? Atrás da igreja também? Será que aí tem lava mão já tem fiel desconfiado.

  6. Presençaconstantenaigreja

    Nesse caso não precisava nem consultar a assembléia era simplesmente negar que tirassem o cruzeiro. Que tal todos aqueles que usam símbolos da igreja católica numa posição troca-la virando para as costas. Será que ia ficar melhor. E o bispo o que tem a dizer? Vamos ouvir o bispo. Já que o pároco está inerte.

  7. cadê o padre dessa igreja que sai aceitando tudo se é pra colocar atrás da igreja não era melhor deixar sem cruzeiro mesmo, chegam mexendo em tudo sem consultar ninguém.

  8. Já não basta o que eles fizeram no carnaval, isolando a igreja de maneira que não se pôde celebrar missa sendo q a cidade é grande e tem vários outros lugares para realizar carnaval, agora simplesmente pegam o cruzeiro e colocam atrás da igreja, vocês governam a cidade e nao a igreja, espero que o responsável pela paróquia se manifeste contra isso.

    • O pároco é amigo pessoal do prefeito e está com os familiares empregados pelo mesmo, recebe doações da prefeitura para seu projeto de drogados e doações do pai do prefeito, infelizmente não vai contrariar a vontade do prefeito que faz o que quer. Isso é um absurdo! Contrariar a vontade da população católica por causa de empregos e doações! A população tem medo de se manifestar porque não encontra apoio das autoridades eclesiais.Tenho certeza que se fosse outro prefeito o pároco não aceitaria isso passivamente, só que ele esquece que foi ordenado para servir ao povo e não ao dinheiro ou ao poder. Deus não dorme e sua justiça não falha! É uma tristeza ver como as pessoas se dobram ao poder do dinheiro, especialmente alguém que faz votos de pobreza!

  9. Se duvidar ele vai fazer o carnaval dentro da igreja!

  10. Amigo pessoal do prefeito, recebe doações, familia inteira empregada? Devia ser politico e estar na Câmara de vereadores de Codo, seria o lugar mais certo pra ele logo vi que ai tinha treta. Tá no lugar errado.

  11. Meus amigos antes de vcs acusarem o padre, não seria melhor procura lo, conversar, ele é uma pessoa acessivel. É fácil apontar culpados e atirar pedras. Sou uma pessoa da comunidade e acompanho todo o trabalho pastoral do padre, ele não mede esforços para ajudar os grupos e pastorais e as comunidades da zona rural de nossa paróquia. É um homem incansável para promover o bem, se nós fossemos falar de mudanças dolorosas em nossa igreja não caberia aqui para falar porque são tantas. Outro padre passou por aqui retirou as vias sacras que eram historicas para nós, o piso da igreja, o cruzeiro de dentro da igreja. Pois é, muitas mudanças ninguém fala…..se o padre errou, quem nunca errou, atire a primeira pedra.. quem está de fora não sabe de nada, não tem argumentos para falar nada sem conhecimento de causa..Deus quer que perdoemos uns aos outros, e que possamos viver em paz, e muito mais Deus quer que rezemos uns pelos outros. VC reza??

  12. 34 Raça de víboras! Como podeis falar coisas boas, sendo maus? Pois a boca fala do que está cheio o coração. 35Uma boa pessoa tira do seu bom tesouro coisas boas; mas a pessoa má, tira do seu tesouro mau, coisas más. … (Mt12,34.) Parem de caluniar o padre, vocês perguntam onde ele está, ele está fazendo seu trabalho de acompanhar a comunidade, de ajudar as pessoas em suas dificuldades pessoais e espirituais, ele faz o que muitos aqui estão precisando, colocar seus joelhos no chão e pedir a Deus a graça de viver a santidade, pois ser santo esta muito além de está simplesmente presente no templo, com seu coração está cheio de raiva, rancor e vingança.Em meio todas essas acuações ele diz:”Em tudo o amor e o perdão, esse é o alimento do cristão”,um sinal vivo e claro de quem tem Deus ao seu lado nada teme, antes de falar algo vocês devem o conhecer.
    O padre é um escolhido de Deus, e este ao qual temos em nosso meio é a presença clara de um cristo humilde que está ao lado dos pobres e com os pobres, temos que dobrar nossos joelhos em oração para que ele permaneça mais tempo conosco, pois todos aqueles que estão diretamente ligados ao serviço da igreja (e não ali somente de corpo presente e língua afiada) percebe a diferença que ele está fazendo na paróquia. Seria bom mesmo se ele estivesse recebido dinheiro como o acusas, pois teríamos a certeza de que os necessitados seriam beneficiados.
    “Se tivessemos fé, veríamos Deus oculto no sacerdote, como a luz por detrás da vidraça, como vinho misturado na água. São João Maria Vianey”
    Pedimos a intercessão de Nossa Senhora Mãe do Divino Amor, sobre nosso padre, nossa comunidade, nossa igreja, mais que tenhamos um coração mais amoroso e misericordioso e menos inquisitivo. Ave Maria cheia de graça, o Senhor é covosco, bendita sois vós entre as mulheres, Bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte amém!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *