O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, destacou o incentivo ao empreendedorismo e o crescimento do setor privado durante o lançamento regional do Programa Cidade Empreendedora, realizado nesta sexta-feira (29), na cidade de Codó.

A iniciativa é uma ação entre o Governo do Estado, por meio da Seinc e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae/MA), e integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, sendo pautada no empreendedorismo e na desburocratização.

“O Cidade Empreendedora é mais uma ação, não só para os empresários em atuação, mas, para aqueles que buscam empreender, gerando emprego e renda nesse momento ainda delicado que estamos atravessando. O crescimento do Maranhão passa pelo crescimento do setor privado”, disse Araújo.

Desenvolvido em oito etapas de implementação, que preparam os municípios para gerar emprego, renda e oportunidades de negócios, o programa promove a capacitação de funcionários, estímulo à vocação dos municípios e impulso aos negócios locais.

“Nesse momento de retomada do desenvolvimento econômico, é preciso o Sebrae entrar com alguma solução para os pequenos, que é o segmento que o Sebrae representa”, pontuou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Raimundo Coelho.

O Cidade Empreendedora alcança 53 municípios e vai impactar em mais de 75 mil empreendimentos maranhenses, com a aplicação de recursos da ordem de R$ 5 milhões.

O prefeito de Codó, Zé Francisco, frisou as contribuições por meio da parceria do Cidade Empreendedora. “Codó hoje sedia esse encontro mostrando que realmente essa parceria entre Governo do Estado, Sebrae e município é muito salutar para desenvolver a região”.

Municípios contemplados

As cidades beneficiadas são: Açailândia, Aldeias Altas, Araioses, Arame, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Bequimão, Bom Jesus das Selvas, Bom Lugar, Buriticupu, Carutapera, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Estreito, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Lima Campos, Matões, Miranda do Norte, Morros, Parnarama, Passagem Franca, Pedreiras, Pindaré Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Presidente Vargas, Rosário, Porto Franco, Santa Inês, Santa Luzia, São Domingos do Maranhão, São José de Ribamar, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Raimundo das Mangabeiras, Trizidela do Vale, Tuntum, Turiaçu, Tutóia, Vargem Grande, Viana, Vitória do Mearim, Vitorino Freire e Zé Doca.