Em atendimento às famílias atingidas pelas chuvas no Estado, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) intensificou o plano de trabalho e reforçou equipes nas áreas mais afetadas. Totalizam 19 municípios com alguma ocorrência devido às últimas chuvas, sendo Trizidela, Pedreiras e Imperatriz as que mais tiveram prejuízos e desabrigados. O trabalho é realizado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão (CEPDECMA) do CBMMA, que inciou a distribuição de alimentos.

Nas cidades de Imperatriz, Trizidela e Pedreiras, famílias afetadas pelas chuvas têm contato com o trabalho das equipes da Defesa Civil, órgão do Corpo de Bombeiros.

Mais de 900 refeições, além de cestas básicas de alimentos distribuídas nestas localidades vêm garantindo a alimentação das centenas de famílias que tiveram sua rotina alterada pro conta das chuvas. Em Imperatriz, as equipes realizam as entregas em escolas, centros comunitários e igrejas, que servem de abrigo para esta população.

Em Pedreiras e Trizidela, a 13ª Companhia Independente de Bombeiro Militar é o posto de comando dos Bombeiros na promoção das ações de Defesa Civil nestas cidades. Todo o trabalho é realizado de forma integrada com as prefeituras, por meio das coordenadorias de Defesa Civil e secretarias municipais de Educação, Saúde, Segurança e Assistência Social. Efetivo da capital foi enviado para estas regiões, com fins a reforçar o trabalho junto aos atingidos.

O comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo, pontua o trabalho das equipes, que ocorre antecipado ao período chuvoso. “Cientes das ocorrências neste período, já mapeamos e mantemos monitoramento dos municípios com histórico de problemas por conta das chuvas. Sempre nos antecipamos e promovemos um trabalho preventivo nestas regiões, no sentido de minimizar os prejuizos e amparar as famílias para que sintam o menos possível os impactos e consigam ter sua rotina recuperada”, destacou o coronel.

O CBMMA monitora ainda outros 16 municípios executando cronograma estratégico de combate aos problemas causados pelas enchentes. Foram intensificadas atividades de intervenção e prevenção, incluindo monitoramento climático, principalmente aos que possuem histórico de enchentes; orientação aos afetados; vistorias técnicas; e ações conjuntas com as Defesas Civis dos municípios, no controle de possível situação anormal, repassando de forma imediata qualquer alteração.

Ascom