Os estudantes da 3ª série das escolas da rede estadual, que residem nos bairros Fé em Deus, Liberdade e região, inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou no Processo Seletivo de Acesso à Educação (PAES) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ainda podem se inscrever no curso pré-vestibular oferecido pelo Governo do Estado, no Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT).

Estudantes assistem aula do professor de História, Fabyano Paiva (foto: divulgação)

As inscrições ficarão abertas até o limite de vagas e podem ser feitas na sede do CIT, localizado na Avenida Quarto Centenário (ao lado do Centro de Referência de Assistência Social/CRAS). O curso dará novas oportunidades para que estudantes do Bairro Fé em Deus e comunidades circunvizinhas tenham condições para ingressarem em uma universidade.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, com turmas pela manhã, tarde e previsão de aulões aos domingos. Ao todo, estão sendo ofertadas 200 vagas (100 para cada turno).

“Eu acredito que o projeto tem muita importância para a comunidade do bairro Fé em Deus e para as pessoas que estão aqui, porque há muita gente que não tem condições de pagar um cursinho. Aqui os professores são capacitados, dão atenção, são bem dinâmicos. Então, o curso é importante para os alunos que querem passar no vestibular. A gente só tem a agradecer“, afirmou a estudante Jhene Frazão, de 18 anos.

“Essas iniciativas são importantes, porque nós geramos um processo de democratização de acesso ao conhecimento. Dessa forma, acreditamos que toda a comunidade de São Luís, envolvendo as escolas públicas, possa adquirir um ensino de qualidade. É uma iniciativa pioneira que trará resultados muito fortes para a comunidade e, o melhor de tudo, é só o primeiro de muitos que virão”, expressou o professor de história, Fabyano Paiva.

O CIT é resultado da parceria de várias secretarias de governo e foi entregue sexta-feira (06), em comemoração aos 407 anos de aniversário da cidade de São Luís. Trata-se de um novo espaço cultural, que promoverá ações para desenvolvimento do bairro Fé em Deus, como o pré-vestibular e diversas oficinas educativas, entre outras ações organizadas pela Secretaria de Igualdade Racial e a Secretaria de Trabalho.

A estudante Nicole Sâmila, 17 anos, moradora do Bairro Fé em Deus, falou que o pré-vestibular é uma porta aberta para novas conquistas. “Eu acredito que o curso seja uma ótima oportunidade para as pessoas que querem entrar na faculdade. Aqui o ambiente é muito bom e nós temos professores muito qualificados”, expressou.

“O curso pré-vestibular aqui no CIT vem para fortalecer ainda mais o trabalho que é feito nas escolas, por meio do Programa Mais Ideb, buscando reforçar todo o processo de crescimento do indivíduo, do estudante e principalmente colocá-lo mais perto da universidade”, afirmou o coordenador pedagógico do CIT, Saulo Formiga.

Ascom