RUA TIRADENTES

O seu início na Rua Marques Rodrigues, continua  ladeada por residências, atravessa a Rua César Brandão, ao lado do antigo Colégio Codoense, hoje Ananias Murad, prossegue passando ao lado da Agência do INSS, do Estádio Renê Bayma, do Ginásio de Esportes Deolindo Luís Rodrigues, da Igreja Batista Nacional Missionária de Codó, daí encontra-se com  a Rua Piauí.

O seu Patrono JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, o Tiradentes, com seu acendrado sentimento nativista pela terra-pátria,  lutou pela Independência do Brasil, tornando-se um dos membros  mais importantes da Inconfidência Mineira.

A Inconfidência Mineira ocorreu no final do Século XVII. Era grande a sua insatisfação ao ver os portugueses extraindo ouro  e outras pedras preciosas. Todo esse material colhido era levado para Portugal e ainda, o Governo Português aplicava sanções que desagradavam o governo brasileiro. Tudo isso contribuiu para Tiradentes lutar pela Independência do Brasil, a ponto de afirmar: “ Se todos quisermos poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la”.

Infelizmente, não viu seu sonho concretizado, pois  com o sacrifício da própria vida, foi  enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792.

Codó-MA, 04/10/2018

                                                                   Professor Carlos Gomes