Quatro codoenses tiveram a oportunidade de conhecer de perto o sistema de transporte marítimo no Brasil e observar como funciona a logística portuária de grande escala. A experiência prática foi vivida por Marco Silva, Elina Tassia, Márcia Daniele e Magda Flávia em visita ao Porto do Itaqui, na cidade de São Luís, nesta quarta-feira (02).

A visita, que foi intermediada pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, possibilitou ao grupo conhecer um dos principais portos do Brasil e as instalações do lugar que movimenta anualmente milhões de toneladas de carga, sendo um importante corredor logístico para o Centro-Oeste do país.

Os codoenses foram recebidos pelo Assessor Especial da Presidência, Artur Thiago Costa, que apresentou toda a estrutura do Porto e os levou para presenciar chegadas e manobras de espera de navios que traziam mercadorias como carvão, grãos, entre outros tipos de cargas.

Porto de Itaqui

Localizado na cidade de São Luís, no estado do Maranhão, o Porto de Itaqui é nacionalmente conhecido por ter uma das maiores amplitudes de maré do Brasil (atrás apenas da Ilha de Maracá), podendo ultrapassar sete metros.

Os projetos para a construção de um porto na área onde hoje se encontra o porto do Itaqui datam de 1918, no entanto, as obras nunca foram iniciadas e, somente após novos estudos realizados pelo Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis em 1960, a construção das primeiras acostagens.

O Itaqui é o 11º no ranking geral e o sexto entre os portos públicos em movimentação de cargas. A profundidade de seu canal de acesso é de 23 metros.