Codó tem seu 1º Doutor em Matemática

No último mês de outubro na cidade de Belém-PA, o codoense Leonardo Rogério da Silva Rodrigues fez a defesa de sua Tese de Doutorado em Matemática, intitulada de “Controle e estabilização para uma versão truncada do sistema de Timoshenko”.

Em termos menos específicos, o assunto de sua tese trata-se de estudar uma forma de como obter o controle das vibrações de uma viga (pontes, edifícios, estruturas metálicas, etc.) por meio de uma força externa (o controle). O trabalho é o resultado de quatro anos de pesquisa e que pode ser utilizado tanto nas áreas de matemática pura e aplicada, como nas engenharias.

Leonardo é natural do povoado KM 17, zona rural de Codó, que fica as margens da BR 316. Filho de uma costureira, dona Djacir Rodrigues, é o caçula de uma família de cinco irmãos. Ele fez toda a sua formação básica em escolas públicas do município, passando pelas escolas Renê Bayma (zona rural), João Ribeiro e Matta Roma. Dividia o seu tempo entre o trabalho da roça e os estudos.

Ainda no Colégio Matta Roma, já sentia enorme curiosidade por questões da área de Ciências Exatas. Ler livros e prática esportes era um hábito que cultivava no ensino médio. Leonardo fez vestibular para Química e conseguiu aprovação para UEMA de Bacabal, mas por questões financeiras acabou não podendo fazer o curso.

Não desistindo de seus sonhos, anos mais tarde conseguiu aprovação para cursar Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/UNIVIMA). Leonardo foi um dos cinco alunos que terminaram o curso de uma turma que iniciou com 60 estudantes.

Vendo seu gosto pela matemática crescer e buscando aprofundar seus conhecimentos, seguiu para fazer o Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA/2014). A experiencia fez ver na pesquisa uma possibilidade de atuação profissional dentro das universidades.

Assim que terminou o mestrado foi aprovado no concurso público para professor da UFMA, onde começou a trabalho como educador. Leonardo deixou a instituição para fazer o Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2019). Sua área de pesquisa está concentrada no estudo de Controle e Estabilização de Equações Diferenciais Parciais e Formação Docente.

O Professor Leonardo, como é conhecido por muitos, atualmente é professor assistente da UFMA, no Campus de Codó, atua junto ao curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia e é um dos Coordenadores no estado do Maranhão das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), onde vem trabalhando com muito esforço para melhoria da formação dos futuros docentes do município. O educador acredita que a consequência desse trabalho irá contribuir para um desenvolvimento de qualidade da educação municipal.

Assessoria de comunicação

8 Comentários

  1. Em nome da Educação de Codó, parabenizamos o professor Leonardo Rogério da Silva Rodrigues por mais esta conquista relevante, não somente para o professor. Mas relevante também para a comunidade codoense, beneficiária por serviços cada dia mais qualificados à disposição dos estudantes de nossa Cidade.

    Ricardo Torres
    Secretário Municipal de Educação
    Vice-Prefeito

  2. Parabéns Leonardo, muito sucesso em sua vida!

  3. Parabéns ao Dr Leonardo, tive o privilégio de trabalhar com o mesmo na escola Rosalina Zaidan, na educação de adultos.
    Parabéns Léo, Deus abençoe sempre sua vida e carreira.

  4. Gente boa meu amigo de infância sempre vimos o seu esforço para os estudos e a sua dedicação. Rogério é um exemplo de pessoas q lutou e correu atrás de seus objetivos. Fico muito feliz por essa conquista, asim como minha irmãzinha que também era do km 17 e também é dr só que em psicologia tendo sua tese defendida recentemente. Fico feliz por todos isso mostra q Qando queremos algo por mais difícil q seja conseguimos

  5. Parabéns meu amigo. Crescer com estudo é muito importante na vida de quem é pobre. Ele merece tudo de bom.

  6. Obrigado a todos pelas felicitações.

  7. FRANCIELE MONIQUE SCOPETC DOS SANTOS

    Filho desta terra e Prata da Casa na Melhor Universidade Do Maranhão – Universidade Federal do Maranhão.

    UFMA, Campus VII, sinônimo de excelência e formação de qualidade, gratuita e pública.

    Professor Leonardo uma joia preciosa da corpo docente da UFMA e filho de Codó, que seja inspiração para muitos e muitas outr@s Codoenses!

    Avante! A vida é Combate! Sucessos incomensuráveis para o Doutor!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *