Casal codoense que viajou para Itália preocupa vizinhos e é ignorado pelo governo

Há cerca de oito dias o Blog do Marco Silva foi informado que moradores de Codó estavam preocupados com a presença de um casal que teria viajado em lua de mel para a Itália. O medo é que eles estejam contaminados pelo coronavírus e possam transmitir a doença para outras pessoas. Imediatamente entramos em contato com membros do governo municipal informando sobre a situação e ficamos no aguardo de novas informações.

Nesta segunda-feira (16), após recebemos um novo alerta de moradores, entramos em contato com um dos médicos que foram avisados e fomos informados que o Secretário Municipal de Saúde, Suelson Sales, teria ignorado o caso e supostamente disse que não poderia tomar qualquer providência sem que o casal apresentasse um dos sintomas do coronavírus.

É importante destacar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o período de incubação do vírus seja de 1 a 14 dias. Ou seja, o vírus teria esse tempo para se manifestar. O mais comum é a manifestação por volta de cinco dias. Mas a OMS destaca que há casos que não apresentam sintomas.

Entramos em contato com o Secretário Municipal de Educação de Codó, Ricardo Torres, e ele confirmou que já havia sido informado do caso. O representante do governo disse que vai determinar que uma equipe da saúde faça o monitoramento do casal e tome as providências necessárias.

“Vamos fazer o monitoramento, pois o monitoramento é possível fazer inclusive a distância. Porque a gente parte do princípio que o casal quer preservar a própria saúde. Então, a gente faz um contato via telefone ou via WhatsApp e monitora o estado de saúde deles. E aí dependendo do cenário a gente recomenda algum tipo de internação”, explicou o secretário.

14 Comentários

  1. Secretaria de saúde é uma bosta mesmo…

  2. Vão fazer monitoramento coisa nenhuma. Conversa pra boi dormir. O Município não tem estrutura nenhum pra atender uma epidemia. Esses caras estão preocupados é com a quase impossível reeleição desse Prefeito desajustado.

  3. Se uma doença dessa chegar há Codó só Deus pra nos salvar! Chegar nos hospitais vai aplicar uma dipirona já era!

  4. Monitoramento via whatsapp via telefone?
    Só podia ser Codó mesmo
    Gente isso é sério precisamos agir nesses casos. E não fazer pouco caso. Isso é alarmante

  5. Esse casal tem condições financeiras?
    Tenho certeza que não querem morrer, então se tivessem com sintomas já teriam procurado tratamento.
    Também não é porque viajaram para Europa ou Estados Unidos que eles podem ter sido afetados.
    Estes vizinhos deveriam era procurar o que fazer e largar a vida alheia.

  6. Ha de fato muita desinformação, inclusive das autoridades de saúde.

    Sim, é preciso fazer o acompanhamento a distância, em isolamento domiciliar. Essas pessoas devem evitar o contato com a população e devem ter amostras coletadas para envio e exame diagnóstico.

    Devem ficar em isolamento até que o diagnóstico saia, ou a menos que tenham sintoma que os obrigue a procurar o serviço de saúde, que neste caso seria a UPA.

    Caso não tenham sintomas, devem permanecer em casa, em isolamento social.

    A população também precisa se orientar melhor. Evitar aglomeração, ter etiqueta respiratória (cobrir a boca ao tossir, cobrir a boca ao respirar) evitar tocar boca, nariz e olhos e higienizar sempre as mãos (água e sabão podem substituir o álcool).

    Sugiro inclusive que o blog, que é excelente fonte de divulgar informação, produza sempre as recomendações do ministério da saúde e organização mundial de saúde.

  7. Codó não está fazendo o básico vai monitorar casal com suspeita de coronavirirus. No mínimo se fosse uma saude seria era para fazer uma visita ao casal e colocar de quarentena para monitorar se manter algum sintomas. O próprio prefeito reconhece que o HGM não faz um simples hemograma imagine o resto.

  8. Um dia a saúde Codoense vai prestar porque vamos colocar pessoas sérias e que tenha compromisso com o povo!

    • Quem tem dinheiro não se preocupa , tem plano de saúde e pode pagar uma UTI particular se necessário. Quem tá lascado é o pobre q não tem nem dinheiro pra comprar um nebulizador. Se pegar compra o caixão pq se tiver uma complicação morre.

  9. Vocês tinham que entrar em contato era com o casal e apurar as coisas antes de saírem postando esse tipo de coisa e expondo uma família. Se você não sabe as autoridades a partir do momento que eles chegaram de volta no Brasil já os colocaram pra fazer exames e eles não contraíram o vírus. Nem pra Codó eles nunca vieram!

  10. as pessoas estão brincando com a saúde pública, e nesse caso,os suspeitos da infecção são uns irresponsáveis, com tanta informação, e o pior 😮 que custava irem no hospital logo para precaver isso? Aí vem pra Codó, a Sabendo do risco de contaminação.

  11. MATÉRIA Sensacionalista!

  12. Nem em Codo eles vieram depois da viagem, ja fizeram os exames, deu negativo. Pessoal espalha noticia sem saber. Isso é crime!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!