CAOS: Laboratório da UPA de Codó fecha as portas e suspende todos os exames

Fotografia registrada no mês de maio de 2018

Um verdadeiro caos se instalou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Codó. O laboratório improvisado fechou as portas nesta segunda-feira (17) e suspendeu todos os exames que eram feitos no local. Não há previsão de quando voltarão a ser realizados.

Pacientes que dependem de exames bioquímicos para prosseguir o tratamento médico estão sendo penalizados.

Gasometria arterial

Pacientes que estão hospitalizados e precisam fazer o exame de gasometria arterial estão correndo risco de vida. Esse tipo de exame é normalmente realizado em pessoas internadas em Unidade de Terapia Intensiva e tem como objetivo verificar se as trocas gasosas estão ocorrendo da maneira correta e, assim, avaliar a necessidade de oxigênio extra.

Além disso, é um exame que pode ser solicitado durante o internamento para auxiliar no diagnóstico de doenças respiratórias, renais ou infecções graves, além de verificar se o tratamento está sendo eficaz e, assim, pode ser usado como um dos critérios que podem influenciar a alta do paciente.

Falta de pagamento

Procurados as causas que levaram a suspensão dos exames e descobrimos que o motivo seria a falta de pagamento do laboratório que presta serviço para a UPA. Fomos informados que o diretor não tem buscado resolver a situação e a falha de gestão coloca em risco a saúde pública de Codó.

Tentamos entrar em contato com o diretor Luís Henrique, porém nossas mensagens não foram respondidas até o fechamento desta matéria.

19 Comentários

  1. Gente até quando isso vai acontecer?
    Trabalho na upa desde a inauguração é nunca teve um caos tão grande, esse gestor é um incompetente não tá nem aí para os pacientes e principalmemte para o povo de Codó. Como Dr. Braúna faz falta essa upa já foi referência em sua gestão. Mas o culpado é o zito é o Nagib que tiraram um homem bom e competente.

  2. Rapaz isso é uma vergonha, será que no governo do Maranhão não vê isso, temos que tirar esse homem de lá vamos fazer um abaixo assinado para a volta do seu Braúna, eu era paciente na época dele é nunca vi isso aí, hoje não vou mais na upa porque não tem nada e fui mal atendido.

  3. Mais uma mazela na conta do Nagib, quem manda tirar um profissional de carreira para colocar um incompetente e arrogante desse. Esse cara não tá nem aí pra isso.

  4. Meu Deus que caos se encontra nossa upa é o único hospital que nos atende, agora acabou de vez, a população de Codó pede Socorro, Sr. Governador tenha compaixão com o povo de Codó.

  5. Quem manda tirar o laboratório ULTRA LAB, o único culpado disso aí é esse próprio gestor que não sabe fazer outra coisa a não ser persequir funcionários colocados pelo Pedro Belo e fornecedor. É uma vergonha para o povo Codoense.

  6. Bom, espero que meu comentário seja mostrado, sou um funcionário que trabalha no laboratório da UPA e que lhe atendeu normalmente igual aos outros pacientes. Quase TD que vc falou é verdade, porém algumas coisas não estão de acordo. É por falta de pagamento sim, um problema da EMSERH que não está sabendo gerir os seus recursos para poder honrar seus compromissos. O diretor ao contrário do que vc falou está sempre tentando de todas as formas resolver esse problema, liga, vai na EMSERH, mais não depende dele o pagamento, ele até mesmo buscou ajuda do HGM para realização de alguns exames, porém fomos informados que eles não poderiam mais fazer, sendo que desde de o começo do laboratório na UPA, fazemos exames para o HGM, principalmente gasometria e eletrólitos. O problema é que o blogueiro em questão não está preocupado em relatar problemas da saúde de Codó e sim em vencer uma briga particular.

  7. O Estado passa por uma grave crise de gestão, todos sabem que o orçamento para o ano de 2019 já não será tão farto quanto foi o de 2018. O que deveria então o chefe de Estado fazer diante de uma crise que se aproxima? Primeiramente ele deveria cortar gastos, logo em seguida ele deveria destruir cabidelas de empregos e deixando apenas o essencial, a saúde, segurança e educação. Agora vamos falar na saúde, e mais especificamente de Codó. Eu até agora não entendi a saída do Diretor Antônio Braúna, uma pessoa competente que não deixava o coração da saúde estadual dentro do município de Codó parar de funcionar, sendo que o mesmo admnistrava-a de forma ímpar. Nesse aspecto, eu ainda continuo não entendendo como ele substitui uma pessoa competente sabendo da crise que o país enfrenta e do perigo da moratória que o Estado pode entrar, ou seja, ele preferiu colocar uma pessoa leiga para administrar um dever do Estado para com você do que uma pessoa que tem larga experiência e que saberia atravessar a futura crise que se aproxima, a população tem que se unir, fazer um apelo aos representantes, ao secretário para que deixem de atender interesses políticos e que comecem atender os interesses da população.

  8. Verdade… Vc falou TUDO…..PARABÉNS.

  9. Funcionário você está denunciando o município que está usando a máquina do Estado para fazer exames para o HGM, é por isso que a nota fiscal do laboratório vem alta, será que a EMSERH sabe disso?
    Espero que essa denúncia cheque até eles, para que os mesmos tomem ciência que o município está sucateando nossa unidade.

    • Não, a nota não vem alta como vc pensa, na vdd, vem bem abaixo do valor das notas do antigo laboratório aqui mencionado. Porém, por algum motivo a EMSERH não consegui pagar como fazia com o antigo laboratório, que não funcionava 24 horas, não atendia integralmente aos fins de semana e que tinha vários resultados de exame sem a menor relação com a clínica do paciente.

  10. Funcionario, é muito estranho como pode uma empresa ter sua nota fiscal baixa é não ser paga, como pode ser que só na upa de Codó foi que parou os exames, de duas uma ou o atual gestor é totalmente incompetente ou ninguém o respeita. Porque você falou que ele vai lá é não resolve. Sou funcionária bem.mais antiga de que você já vi passar por aqui dois laboratórios e não tinha esse negócio de parar os exames, principalmente a gasometria que você deve saber que é muito importante.

  11. Na verdade, foi que nos últimos anos o atendimento das Upas, falo de todas as Upas (São Luís, Imperatriz, Timon, Coroatá, Codó) caiu muito de qualidade. É problema de gestão sim, porém, de uma gestão maior e não simplesmente dos gestores dessas unidades. Talvez essas upas, todas elas, sejam até extintas. O Governo do Maranhão pretende criar as Policlínicas. Enfim, vamos ver no fim de tudo o que vai dar.

  12. Funcionário, eu sou o proprietário do antigo laboratório em questão q vc está falando. Eu quero sentar com vc pra discutirmos a respeito desses exames q vc disse que ñ estava em conformidade com a clínica. Vc ñ me conhece e espero que me respeite,até agora eu nunca me envolvi .

  13. Só sei que o pau vai comer agora kkkkkkkkkkkkkk

  14. Na época do Dr Antônio Brauna não havia esse caos como esta atualmente, ainda me questiono por que tiraram um homem competente e de caráter que sabe valorizar e lutar pela saúde pública, olha só o resultado dessa troca? Olha só o que está acontecendo? O caos… A saúde pública cada vez despencando mais e olhamos apenas pessoas de braços cruzados. Na época do Dr Antônio Brauna foi a melhor gestão que alguma upa poderia ter.

  15. Boa Dr. George esse tal de funcionário deve ser um babão do incompetente gestor. Ele jamais poderia falar isso do seu laboratório, trabalho aqui e sou prova viva de como Dr. Braúna lutava para que seu pagamento saísse, ele mesmo Braúna disse uma vez que você estava a três meses sem receber e nem por isso o senhor parou os exames.

  16. Funcionário, meu contato segue aí prs gente conversar pessoalmente (999771588),me ligue se for homem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!