Bombeiros participam de curso especial para tripulação de embarcações

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), em parceria com a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), realizou no período de 15 a 26 de julho, o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), o objetivo principal foi promover a capacitação de militares do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMAR) para uma importante função constantemente desempenhada nas operações aquáticas.

As instruções tem como finalidade propiciar conhecimentos teóricos e práticos para a pilotagem de embarcações de órgãos públicos, tendo em vista as manobras básicas que devem ser empregadas na navegação interior.

Durante a capacitação, com carga horária de 40hrs, seis bombeiros militares foram habilitados a tripular embarcações de até 8 m de comprimento, incluindo lanchas e embarcações de resgate. Na oportunidade, os militares passaram também a capacitação para piloto de moto-aquática, equipamento muito utilizado no serviço de prevenção e salvamento aquático desempenhado nas praias de São Luís.

Para a entrega dos certificados de conclusão do curso, foi realizada na manhã desta sexta-feira (26), uma cerimônia de encerramento. A solenidade militar foi presidida pelo Capitão de Fragata , Paulo Antônio Carlos, da Capitania dos Portos do Maranhão e contou ainda com a presença do Tenente coronel Francisco Carneiro dos Anjos, Comandante Operacional Especializado e do Major BM Munilso Rocha, comandante do BBMAR, que na ocasião destacou a importância do curso. “Essa capacitação foi extremamente positiva, tendo em vista que o emprego das embarcações potencializa o atendimento nas ocorrências de afogamentos, reduzindo o tempo resposta para alcance vítimas”, destacou o major.

Para o Tenente Coronel Francisco, a habilitação para a tripulação de embarcações aprimora o serviço disponibilizado pelo BBMAR, “a utilização desses equipamentos é de suma importância para o serviço de guarda-vidas. Capacitar esses profissionais é uma forma de garantir o sucesso e a segurança das nossas operações de prevenção e resgate na água”, disse o coronel.

Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *