Dois artigos de alunos do 5º e 6º período do curso de Jornalismo do UniFacema foram aceitos para apresentação no Congresso de Ciências da Comunicação – Intercom Nordeste 2019. O evento será realizado entre 30 de maio e 01 de junho, na UFMA – Universidade Federal do Maranhão, em São Luís – MA.

Os alunos do 5º período, Laíse da Silva Paula e Vinicius Santos Sousa, apresentarão artigo com a temática “Caso Isabela Oliveira: análise dos Portais G1 e R7”. 

Laíse Paula declara que o intuito principal era analisar criticamente a forma como esse caso foi tratado por ambos os portais, que são diretamente ligados à duas grandes emissoras brasileiras – Rede Globo e TV Record, respectivamente.

Já Vinicius Santos acentua que o tratar de temas que geram grande comoção ou mesmo repulsa social, exige bastante cuidado por parte do fazer jornalístico. “Esse cuidado não é de todo tão fácil, e pelo o que se percebe, nem sempre é colocado em prática. O que esse artigo nos fez compreender é que existe grande responsabilidade do jornalismo na forma como ele constrói as representações para o público, principalmente na abordagem de assuntos delicados, e essa responsabilidade não pode por nada, vir a ser suplantada.” diz

Adna Priscila da Silva Freitas, também do 5º período do curso de Jornalismo, juntamente com José de Ribamar Rodrigues e Sabrina Silva de Almeida, sendo estes dois últimos do 6º período, optaram por um viés mais histórico e trataram no artigo sobre a temática “A TV Paraíso e a Autopromoção de sua Imagem Junto ao Público”.

Para o aluno José de Ribamar Rodrigues é importante levar essa discussão para o Intercom, pois traz um contexto histórico sobre a primeira TV de Caxias-MA. Além disso, contribui de forma crítica sobre como se deu a formação de sua imagem tanto em nível local, quanto regional, na busca de entender as influências deixadas para as emissoras e filiais de TV, posteriormente fixadas no município.

A coordenadora do curso de Jornalismo do UniFacema, Profª. Msc. Maria do Socorro de Sousa Cruz, avalia positivamente mais uma participação dos alunos de Jornalismo nesse evento. “O Intercom é considerado o maior evento da área de comunicação do país, por isso é motivo de orgulho e satisfação termos nossos alunos, mais uma vez, participando desse momento ímpar. Uma vez que terão oportunidade de trocarem experiências, debaterem e discutirem várias temáticas importantes com outros pesquisadores do país, o que certamente agregará novos conhecimentos às suas vivências.” declara

Os alunos que apresentarão os dois artigos aceitos no Intercom tiveram a orientação da Prof.ª Msc. Tamyres Sousa.

Com informações do Portal UniFacema