“Um 15 de outubro marcante para o Maranhão, com a primeira entrega de absorventes a estudantes da rede pública, da história do estado. Uma ação afetiva de um governo que cuida das pessoas e que foi realizada no Dia dos Professores, em uma escola em tempo integral no Coroadinho”. O destaque foi do secretário de Educação, Felipe Camarão, durante a entrega simbólica, nesta sexta-feira (15), de absorventes que serão distribuídos a 163 mil meninas estudantes da rede estadual.

Em ato que contou com a presença de autoridades do poder público e representantes da sociedade civil organizada, no Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro, localizado no bairro Coroadinho, Felipe Camarão destacou, ainda, que a entrega de absorventes às estudantes representa a garantia de direitos fundamentais. “Isso significa dignidade às maranhenses. Ressalto, também, que antes do veto presidencial, já tínhamos feito a licitação para a aquisição desses itens, que são imprescindíveis para garantir direitos e proteção às nossas estudantes”, salientou.

Estiveram na solenidade as deputadas estaduais Daniela Tema (Procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa) e Betel Gomes; as covereadoras do Coletivo Nós, Eunice Chê e Flávia Almeida; a vereadora Concita Pinto (Procuradora da Mulher na Câmara Municipal de São Luís); o vereador Paulo Vitor; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Soraia Raquel; Tatiana Costa, presidente da Comissão da Mulher e da Advogada (OAB), e as secretárias estaduais Tatiana Pereira (Juventude) e Ana do Gás (Mulher). 

“Parabenizo o governo Flávio Dino, o secretário Felipe Camarão e a deputada Ana do Gás [atual secretária de Estado da Mulher], pelo compromisso de ter feito leis que transformam vidas na sociedade. Falar de menstruação é falar de saúde pública, de direitos, do acesso à educação. Hoje temos aqui vários poderes reunidos. Hoje é um dia histórico. O Maranhão é o único que está realizando uma política pública integral para as meninas. Não é política de prédios e ruas, mas que transforma vidas”, ressaltou a secretária Tatiana Pereira.

Para a coovereadora Flávia Almeida, a medida atende uma necessidade real das meninas estudantes. “Nós já havíamos reunido com o ‘Coletivo Menina Cidadã’ e elas colocaram essa necessidade que era a distribuição de absorventes. E precisamos ir além, falar sobre isso com nossas meninas. Na Câmara, também já apresentamos um projeto para falar sobre a mensagem com as meninas”, ressaltou. 

Mailana dos Reis Santos, representando as meninas, destacou a importância desse momento para as estudantes. “O sentimento hoje é de alegria por estar recebendo esse kit. Eu sou mulher, de periferia, de classe baixa e que é pouco vista, então hoje estou emocionada pela minha comunidade”, observou.

A vereadora Concita Pinto lembrou da dificuldade daquelas que não têm condições financeiras para custear o produto e parabenizou o Poder Executivo pela iniciativa. “Quero parabenizar o secretário Felipe Camarão junto com o governador Flávio Dino por essa campanha. Parabenizo as nossas alunas, que não precisarão mais faltar a aula”, disse.

“É preciso equilibrar a participação das mulheres, vamos fazer indicações de Projetos de Lei que garantam os nossos direitos de mulheres. Aqui no Maranhão sabemos dessa dificuldade. Todos nós lutamos para garantir o direito de vocês. E vamos trabalhar para que mais políticas cheguem a todas as meninas”, reforçou a secretária Ana Mendonça.

“Celebramos dois motivos hoje: o dia do professor e a entrega de absorventes, que é uma resposta de políticas públicas. A gestão busca responder essa necessidade. O governador Flávio Dino reconheceu essa necessidade. Precisamos quebrar esse tabu no âmbito da escola”, enfatizou.

São José de Ribamar

Ainda na região metropolitana de São Luís, houve entrega simbólica de absorventes no Centro Educa Mais Cidade de São José de Ribamar, com a presença do subsecretário da Educação, Danilo Moreira, e de secretários adjuntos da Saúde.

Representando os estudantes da escola, a aluna Tainá Cristine agradeceu. “Agradeço muito pelos kits de absorventes, é algo que precisamos, representa todas nós, mulheres. O Centro Educa Mais agradece”, declarou a estudante. 

“É um sonho pensado por muitas e realizado pelo nosso governador e nosso secretário. A partir de hoje nossas meninas não sairão mais cedo por causa de absorvente. Parece pequeno, mas é de grande importância. Quem dera eu ter tido essa oportunidade”, finalizou a gestora escolar Luíza da Silva.