A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), realiza, de 14 a 16 de maio, no auditório da FIEMA, o III Seminário de Apoio a Gestão Ambiental Municipal.

O objetivo do encontro é orientar as administrações sobre os procedimentos realizados na área ambiental. “O nosso intuito é fortalecer a gestão municipal, somando esforços no sentido de ampliar o alcance e a luta pela preservação do meio ambiente”, explicou o secretário Marcelo Coelho.

Estão sendo realizadas palestras e oficinas programas ambientais, licenciamento ambiental; Estruturação do Sistema Municipal de Meio Ambiente e habilitação; políticas de resíduos, queimadas e educação ambiental; fiscalização e monitoramento; poluição sonora; Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Documento de Origem Florestal (DOF).

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Balsas, Rui Arruda, o seminário é uma forma de enriquecer o conhecimento. “Vejo que os municípios têm a oportunidade de aprender a legislação ambiental para serem aplicadas em suas sedes e, assim, o Maranhão dar um grande passo na área ambiental”, disse ele.

Opinião compartilhada pela Secretária Municipal de Lima Campos, Aristânia Freitas. “O município de Lima Campos vem modificando suas metodologias de trabalho conforme o que vem aprendendo nestes seminários. Somos referência na gestão ambiental em nossa região. Fomos uns dos primeiros da região do Médio Mearim a se habilitar junto à SEMA. Esperamos que possamos voltar para a nossa cidade com mais novidades para aprimorarmos a nossa política municipal de meio ambiente”, destacou.

Cerca de 300 pessoas participam da capacitação, sendo secretários de meio ambiente e técnicos da área.

Plano Estadual de Educação Ambiental

Durante a abertura do evento, o Secretário Marcelo Coelho, lançou o Plano Estadual de Educação Ambiental, principal instrumento balizador das políticas, dos programas e projetos de Educação Ambiental, devendo ser observado transversalmente em todas as políticas estaduais para a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental.

“Já é Lei, sancionada pelo Governador Flávio Dino. E, assim, contribui para que as ações de Educação Ambiental sejam articuladas e contínuas, com gestão coordenada, respeitando-se as especificidades de cada região do Maranhão” afirmou o Secretário Marcelo Coelho.

Ascom