Home / Notícia / Secretário Paulo Buzar fala sobre os investimentos para a modernização na educação da zona rural de Codó

Secretário Paulo Buzar fala sobre os investimentos para a modernização na educação da zona rural de Codó

Em entrevista a mídia digital, o Secretário Municipal de Educação, Paulo Buzar, falou sobre os expressivos investimentos que serão feitos pela administração municipal no sentindo de diminuir as diferenças históricas entre a educação na zona rural de Codó e na sede do município. O secretário iniciou explicando como o município está trabalhando para melhorar os índices da educação em Codó e o que precisa ser feito.

A matéria prima de toda secretaria de educação é a construção do conhecimento, e para que isso aconteça é preciso iniciar com a melhor infraestrutura possível, permitindo o melhor acesso, conforto e comodidade a professores, alunos e comunidade. Além da infraestrutura, o prefeito Francisco Nagib também está investindo em equipamentos e material didático e na valorização dos profissionais do magistério. No entanto, para melhorar nossos índices, é preciso de um elemento que ligue essas três variáveis, utilizando uma metodologia de ensino que modernize o aprendizado”, explicou.

Programa Codó Alfabetizado

De acordo com o secretário, a administração, observando a grande defasagem entre série e faixa etária e a capacidade de leitura e escrita desses alunos, decidiu elaborar um programa municipal de alfabetização: o Codó Alfabetizado, que tem por meta fazer com que crianças aprendam na idade certa, além de dar uma nova oportunidade para que jovens, adultos e idosos consigam se alfabetizar de forma adequada.

Igualar e modernizar a educação do campo

 O secretário esclareceu que para que todos os investimentos e trabalhos realizados no sentido de melhorar os índices da educação codoense sejam bem sucedidos, é imprescindível que a zona rural esteja incluída. “Lamentavelmente, no estado do Maranhão e em Codó ainda convivemos com escolas de taipa ou sem estrutura adequada e as salas multisseriadas. O prefeito Nagib, sabendo desse problema histórico, nos autorizou a realizar ações que tirassem o campo desse problema histórico”.

Nucleação

Paulo Buzar afirmou que o caminho mais eficaz para o desenvolvimento e modernização da educação no campo era realizar a Nucleação, processo que irá erradicar com as escolas de taipa e não adequadas e com as classes multisseriadas. “Não é justo e nem admissível que os alunos do campo não tenham acesso a um ensino regular e em salas condizentes com suas faixas etárias. O único empecilho para a execução bem sucedida da nucleação já está sendo resolvido, pois estamos adquirindo mais transportes”.

Nova frota para nucleação

Para encerrar, o secretário ainda deu a boa notícia de que a administração municipal irá adquirir mais vinte e cinco novos ônibus, totalizando cerca de quarenta veículos próprios para o ensino no campo, o que será fundamental para o sucesso da nucleação. “Estamos fazendo o máximo para que até o aniversário da cidade, em abril, as crianças sejam presenteadas com esses novos veículos, que servirão a educação e levarão nossas crianças as novas escolas nucleadas, que também serão climatizadas, dando mais conforto aos nossos alunos. Tenho certeza que a administração está segundo no caminho certo e o prefeito Nagib está tendo a coragem de erradicar com problemas históricos em nossa educação e, ao mesmo tempo, fazendo com que a educação no campo tenha a mesma atenção e investimentos que na sede do município”.

Ascom – PMC

1 Comentário

  1. Mário Jackson Siqueira Bayma.

    Codó Alfabetizado, JÁ!!!!…..como sugestão ao nome Nucleação. A população de Codó, precisa saber que o nosso município estar hoje com o terceiro do Maranhão com maior números de pessoas analfabetos. Este é um dado muito triste e que precisa ser encarado por todas os cidadãos codoense. Parabéns ao Governo e a equipe do Secretario Paulo pela coragem de fazer este entmfrenramento para o bem do povo de nossa querida Codó. Avante!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *