C.E Estado de São Paulo (Foto: Antônio Martins)

“A infraestrutura da escola está ótima, tem tudo o que a gente não tinha antes”, diz a estudante Tássia Cibele Moura, presidente do Grêmio Estudantil do Centro de Ensino em Tempo Integral Professora Estefânia Rosa, no bairro do Turu, uma das cinco Escolas Dignas que serão entregues pelo Governo do Maranhão, totalmente reformadas, nesta terça-feira (15).

No mesmo dia serão entregues: a Unidade Integrada Maria Firmina dos Reis, a Unidade Integrada Estado de São Paulo, o Centro de Ensino Paulo Freire e o Centro de Ensino em Tempo Integral Dr. João Bacelar Portela.

Para reforma das unidades escolares, que foram totalmente recuperadas pelo Programa Escola Digna, o Governo do Maranhão investiu R$ 6,7 milhões, recursos oriundos do Tesouro Estadual. O investimento está beneficiando 2.681 estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular e Integral.

Em algumas das escolas foram mais de 20 anos de espera por uma reforma estruturante. Foi assim com o Centro de Ensino em Tempo Integral Dr. João Bacelar Portela, no bairro Ivar Saldanha. A escola encontrava-se com a estrutura totalmente comprometida, desgastada pelo tempo e pela falta de manutenção adequada.

Investimentos na ordem de R$ 2 milhões garantiram a recuperação de toda da estrutura predial, com troca do telhado, instalações elétricas e hidráulicas, restruturação do reboco, piso, revestimento, banheiros com instalações de louças limpeza geral e raspagem de ferrugem das estruturas metálicas, climatização, dentre outros serviços e adequações que tornaram a escola apta a funcionar como Centro Educa Mais.

No CEIN Professora Estefânia Rosa, no bairro do Turu, a situação era pior ainda. A escola havia sido fechada para reforma em 2013, sem que a obra tivesse sido iniciada. Com o abandono, o prédio foi sucateado, ficando em estado precário.

Eu passava todos os dias na escola e via aquela escola grande, abandonada, eu ficava triste”, disse a estudante Vivian Rocha.

“Doía ver esse prédio tão grande sem nenhuma estrutura. Os alunos não tinham orgulho da escola porque nem piso nós tínhamos, desde 2012. Hoje a escola está linda”, disse emocionada a gestora da escola Claudiana Pereira de Sousa.

O prédio foi reformado do piso ao telhado, com recuperação e adequação de toda a estrutura, o que garantiu cara nova a escola, que pela primeira vez recebeu climatização. As mudanças geraram um forte impacto nas condições de ensino e na autoestima da comunidade escolar.

“Quando essa reforma chegou foi uma alegria muito grande, para todos nós”, destacou a estudante Vitória Pereira.

“Agora está tudo muito bom. Tem climatização, e eu já pedi até um casaquinho para a minha irmã por causa do ar condicionado”, disse a estudante Kássia Cristina Borges.

“É uma expectativa muito grande com essa inauguração. Eu já estou feliz por antecipação”, concluiu a gestora geral da escola.

O Governo do Estado já qualificou mais de 750 prédios escolares em todo o Maranhão, incluindo: reformas, reconstruções, construções e revitalizações pelo Programa Escola Digna, maior programa de investimentos educacionais da história do estado. A meta é alcançar as 1.306 unidades de ensino da rede estadual.

SERVIÇO
O quê: Entrega de cinco Escolas Dignas reformadas.
Onde: Em São Luís.
Quando: Nessa terça-feira (15).
– Às 9h na U.I. Maria Firmina Dos Reis (Rua Professora Arlete Lago Serra, S/N° – Cohama);
– Às 10h30 no C.E. Paulo Freire e o CEIN Professora Estefânia Rosa da Silva (Rua Dezessete, S/N°- Turu);
– Às 15h na Unidade Integrada Estado de São Paulo (Rua Muniz Barreiros, S/N° – Jordoa);
– Às 16h no CEIN Dr. João Bacelar Portela (Rua Jorge Damous, S/N° – Ivar Saldanha).
Contato: Raphael Garreto (Ascom/Seduc) 98 8432-9119.

Ascom