Home / Notícia / CONHECENDO RUAS, PRAÇAS, AVENIDAS E TRAVESSAS DE CODÓ: Avenida Augusto Teixeira

CONHECENDO RUAS, PRAÇAS, AVENIDAS E TRAVESSAS DE CODÓ: Avenida Augusto Teixeira

Inicia onde termina a Av. Santos Dumont, precisamente, na Rua Rio Grande do Norte e desce, passando por vários prédios comerciais, residenciais,  que os tornam mais bonita, inclusive o Banco Bradesco,  Centro Cultural, até a Farmácia Santa Maria II, confrontando com a Rua Afonso Pena.    

AUGUSTO DE ARAÚJO TEIXEIRA, o seu Patrono, foi um grande comerciante e industrial, dedicado ao beneficiamento do arroz. Casado com Teonília Ramos Teixeira, carinhosamente chamada de LALA RAMOS, homenageada como a escola que leva o seu nome.

Atuava em hostes políticos opostas à linha seguida pelo Coronel Sebastião Archer, tendo este, proibido a passagem de veículos pertencentes a Augusto Teixeira pelo Caminho – S. Silva, que mais tarde, tornou-se a rua do mesmo nome.

Lembramos que a estrada foi construída pelo Coronel Sebastião Acher, que lhe dava o direito de tráfego, mediante Contrato de Privilégio, assinado com a Prefeitura, em 27 de novembro de 1918, contrato idêntico, que obtivera a empresa S. Silva, representada pelo seu gerente – Sebastião Acher, permitindo-lhe melhorar  o tráfego no caminho da Boiada hoje denominada a aprazível Avenida Augusto Teixeira.

       

Codó-MA, 12/03/2018

                                                                   Professor Carlos Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *