Moradores voltam a protestar na Câmara de Codó e conseguem reunião com o prefeito Nagib

A sessão da Câmara Municipal de Codó desta terça-feira (19) foi marcada mais uma vez pela manifestação de moradores do bairro São Francisco, que pela quarta vez consecutiva protestaram e pressionaram os vereadores para que o Legislativo tome alguma providência para que o Poder Executivo realize as obras de pavimentação de parte da Av. Primeiro de Maio.

Diante de mais um manifesto, que foi feito com o auxílio de apitos e cartazes, os parlamentares codoenses conseguiram marcar uma reunião com o prefeito Francisco Nagib. O encontro deve acontecer na próxima terça-feira (26) no prédio da prefeitura ou na secretaria de infraestrutura.
“Quero dizer a vocês, moradores do bairro São Francisco, que estão aqui reivindicando seus direitos, que conseguimos marcar uma reunião com o prefeito Francisco Nagib para a próxima terça-feira (26). Agora vocês vão decidir se essa reunião vai acontecer na prefeitura, com uma comissão formada por vocês, ou na secretaria de infraestrutura onde todos poderão participar”, explicou Expedito Carneiro, Presidente da Câmara de Codó.
Moradores continuaram insatisfeitos
Apesar da promessa feita pelo presidente da casa, os moradores continuaram insatisfeitos, pois argumentaram que o dia marcado é somente na outra semana e as dificuldades que estão sendo enfrentadas por eles é grande devido ao excesso de buracos na via.
Por Marco Silva
Continue Reading

Retirada de bancos da praça Naby Salem gera insatisfação dos codoenses

A praça Naby Salem, no Centro de Codó, foi reformada recentemente pela Prefeitura Municipal de Codó. Os transeuntes aprovam a revitalização feita no local, mas sentem a falta de um detalhe: os bancos.

A praça é bastante movimenta durante todo o dia. Por esse motivo a população tenta entender o motivo da inusitada engenharia que resolveu retirar os bancos que existiam no local.
“Há muito tempo que moro em Codó e sempre usava os bancos aqui da praça para sentar, cansei de vim aqui namorar a noite com a minha atual esposa e tivemos bons momentos aqui. Não consigo entender o motivo de uma praça dessa não ter mais bancos”, comentou um codoense que não quis se identificar.
Na manhã desta terça-feira (19) flagramos duas pessoas sentadas na parte cimentada de um dos canteiros da praça. O que reforça a necessidade de recolocação dos bancos.

Diante de tal realidade, seria prudente que a atual administração resolvesse esse problema, já que a praça, como diz o poeta Castro Alves, é do povo, e o povo quer bancos.
Por Marco Silva
Continue Reading

Governo inicia ciclo de capacitações sobre medidas socioeducativas e programa Criança Feliz em Codó

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), iniciou nesta terça-feira (19), em Codó, mais uma etapa das capacitações destinadas ao aprimoramento de técnicos dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e conselheiros municipais dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), dos municípios maranhenses que possuem unidades do Creas. Realizado em parceria com a Escola de Governo do Maranhão (Egma), o treinamento se estenderá até a próxima quinta-feira (21).
Com o tema ‘Medidas Socioeducativas em Meio Aberto’, as capacitações integram o Plano Estadual de Educação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que prevê a formação de setenta e sete turmas, beneficiando cerca de 5.636 profissionais da área de todo o estado.
De acordo com o secretário da Sedes, Neto Evangelista, “é primordial a formação de bons técnicos na área da Assistência Social, para que prestem um atendimento cada vez mais qualificado, de modo que os serviços executados atinjam o nível de excelência que buscamos, a fim de garantir os direitos do público contemplado pelo serviço”, afirmou.
Dentre os temas que estão sendo abordados dentro da sala de aula estão as orientações técnicas sobre o serviço de medidas socioeducativas em meio aberto, marcos conceituais e legais da medida socioeducativa, a interface do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), o serviço de MSE em meio aberto na Política de Assistência Social e metodologia do trabalho.
Segundo a secretária Adjunta de Assistência Social (SAAS)da Sedes, Célia Salazar, “a expectativa do treinamento é que todas as orientações repassadas cumpram com sua finalidade, que é dar suporte técnico à execução dos Serviço de MSE em Meio Aberto em todo o Maranhão”. Célia disse, ainda, que o treinamento também será realizado na cidade de Imperatriz, de 3 a 5 de outubro, com a participação de técnicos e gestores de mais de 20 municípios do estado.
Para Cleiton Ferreira Lima, secretário de Assistência Social do município de São Mateus, é fundamental que formações descentralizadas aconteçam, pois dá a oportunidade a todos os profissionais, das mais diversas regiões, participarem e se qualificarem para a boa execução do seu trabalho.
“Participo com grande entusiasmo de momentos com este aqui, pois reconheço a importância que têm as orientações repassadas, para que possamos atuar com responsabilidade e garantir um atendimento eficaz àqueles que buscam nosso apoio”, disse Cleiton.
Criança Feliz – Ainda em Codó, sob a coordenação da SAAS e em parceria com a Egma, o Estado promove, nesta terça (19) e quarta-feira (20), o “Encontro Regionalizado do Suas: Construindo estratégias intersetoriais de apoio às famílias com crianças com microcefalia”, que tem como objetivo principal, formar supervisores que vão atuar na implementação do ‘Criança Feliz’, no estado, e na aplicação do treinamento dos visitadores domiciliares nos municipais contemplados pela ação.
Na programação do treinamento, constam temas como a acolhida das famílias e a forma de abordagem nas primeiras visitações, além de assuntos referentes ao impacto do desenvolvimento na primeira infância sobre a aprendizagem; o papel do supervisor e do visitar domiciliar no processo de orientação às famílias beneficiárias da ação; o papel do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no programa Criança Feliz; como realizar o trabalho nos territórios abrangidos, como fazer o planejamento e a realização da vista domiciliar de crianças de zero a três anos de idade; entre outros.
No Maranhão, 164 municípios assinaram o termo de aceite para executar em seus territórios as ações do Programa Criança Feliz, que será coordenado pela Sedes.
Lançado em outubro do ano passado, o Programa Criança Feliz vai priorizar crianças de até três anos de idade beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as afastadas do convívio familiar por alguma medida protetiva. O projeto inclui ainda gestantes entre o público beneficiário da ação, por entender que os cuidados com a criança devem iniciar antes mesmo do nascimento.
A ação tem como objetivo fortalecer as políticas públicas para a primeira infância e promover o desenvolvimento infantil. Serão priorizadas gestantes e crianças de até três anos de idade beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada e as afastadas do convívio familiar por medida protetiva.
Imperatriz – O município da região Tocantina será o próximo a receber capacitações da área. Nos dias 26, 27 e 28 de setembro receberá a capacitação microcefalia para técnicos em apoio às famílias com crianças com microcefalia. Já no começo de outubro será a vez de cursos sobre Medidas Socioeducativas em Meio Aberto e orientações sobre o programa criança feliz com vagas para  80 municípios.

Ascom

Continue Reading

SEMA participa da I Feira de Alternativas Sustentáveis do Maranhão

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) participou, no dia 18 de setembro, da I Feira de Alternativas Sustentáveis do Maranhão – Exposição Costa Amazônica Maranhense, realizada no Convento das Mercês.
A SEMA participou com as palestras: “Multiplicadores Ambientais” e “Ferramentas para o desenvolvimento sustentável”.
O evento tem como objetivo a realização de palestras com o tema sustentabilidade, além de promover oficinas de reaproveitamento de materiais, com a produção de itens que possam ajudar na renda familiar e no crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, como sabonetes artesanais e bombons caseiros.
Ascom
Continue Reading

Namorada posta vídeo inédito de Marcelo Rezende na web

Luciana Lacerda postou um vídeo inédito de Marcelo Rezende no Instagram, nesta segunda-feira (18). A namorada do apresentador da TV Record, que faleceu no último sábado (16), ainda aproveitou para se declarar ao amado.
“Ter vivido ao seu lado, para mim, foi a maior declaração de amor. Ter cuidado de você foi cuidar de mim. Ter vivido esses meses juntos foi algo que a vida me deu e que para sempre eu vou levar”, escreveu.
E continuou: “A vida nos prega cada peça, não? Mas realmente conhecer você foi algo tão além da palavra amor, que a mim só cabe dizer a Deus o meu eterno obrigado”.
O veterano, vale destacar, foi vítima de um câncer no fígado e no pâncreas.
Assista!

Fonte: Caio Hostilio

Continue Reading

Danilo Gentili perde processo contra a Band e terá que devolver quantia milionária

O apresentador Danilo Gentili, atualmente comandando o “The Noite” no SBT, já deixou a Band há alguns anos, mas o processo entre as partes ainda continua. A emissora conseguiu e, por enquanto, Danilo terá que pagar uma indenização de mais de R$ 1 milhão.
De acordo com informações do jornalista Daniel Castro, esse valor corresponde ao último ano de contrato do humorista com o canal. Gentili ainda pode recorrer da decisão, mas há quem garanta ser muito difícil reverter a situação.
A Band diz que teve prejuízos enormes com a quebra de contrato, quando ele apresentava o “Agora é Tarde”. Já Danilo garante que não havia mais condições de trabalho, que a emissora reduziu o salário de sua equipe e que rifaria um dia de exibição do seu programa. O canal paulista nega. Nenhuma das partes quis comentar sobre o assunto judicial.
OUTRO PROCESSO:
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou que ele terá que pagar uma multa diária de R$ 1 mil. O dinheiro será pago diariamente ao jornalista Gilberto Dimenstein, a menos que ele retire de suas redes sociais publicações consideradas ofensivas ao jornalista. A decisão do juiz Edward Albert Lancelot, da 35ª Vara Cível do TJ-SP, deu um prazo de 48 horas ao apresentador, que ainda pode recorrer, segundo informações do UOL.
Segundo o documento, há provas de que o réu divulgou mensagens que desabonam a imagem do autor. Danilo foi processado por chamar Dimenstein de “repugnante” no Facebook, ao reclamar de uma reportagem do site “Catraca Livre”, administrado pelo jornalista, que criticava uma publicação de Gentili no Instagram.
No post em questão, Gentili comparava sua assistente de palco do “The Noite”, Juliana Oliveira, a um chocolate. Após a decisão da Justiça, Gilberto Dimenstein comemorou e anunciou que doará a indenização para a Orquestra Sinfônica de Heliópolis.

Fonte: O TV Foco

Continue Reading

60,7% dos votos válidos estão com a oposição, revela Andrea Murad

A deputada Andrea Murad (PMDB) usou a tribuna para revelar mais um dado da pesquisa Escutec divulgada no fim de semana. De acordo com os números analisados pela parlamentar, a maioria dos votos válidos pertence aos candidatos de oposição ao governador Flávio Dino.
“A Escutec aponta, se as eleições fossem hoje, os votos válidos no primeiro turno: Roseana Sarney estaria com 44%; Flávio Dino com 39.3%; Roberto Rocha com 10.7%; Maura Jorge com 6%. Ou seja, a grande maioria do eleitorado, 60,7%, rejeita o governador. De acordo com a pesquisa, Flávio Dino não seria reeleito governador do Maranhão, considerando a péssima gestão que vem fazendo”, disse a deputada.
Para a parlamentar, a soma dos votos válidos dos candidatos de oposição ao governador Flávio Dino, total de 60,7%, demonstra a decepção do povo com o governo comunista que poderá contar ainda com mais nomes na oposição para o pleito ano que vem.
“Analisando a soma dos votos válidos dados aos candidatos da oposição, alcançamos 60,7% dos votos, ou seja, uma diferença de 21,4%, em relação a Flávio Dino. E esse cenário favorável à oposição tende a crescer à medida que outros candidatos irão surgir, que as regras eleitorais vão sendo definidas até o início de outubro, quando os partidos colocarem pra valer os nomes dos seus candidatos nas ruas. Então, fica a boa notícia para nós, revelada pela pesquisa Escutec de que a Oposição já é amplamente majoritária no voto popular, comprovando a decepção com o Governo Flávio Dino”, disse a parlamentar.

Fonte: Gilberto Leda

Continue Reading

SEMA dá continuidade às tratativas para criação do CBH Rio Preguiças

Continuando as tratativas para a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, na semana passada, uma reunião com os municípios que fazem parte da Bacia.
A ideia foi construir parcerias com os municípios, visando colaborar com a realização das capacitações previstas para o processo de criação do Comitê em questão.
Na ocasião, foram discutidos os seguintes temas: Caracterização da Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças; Acordo de cooperação e definição de calendário de capacitações.
A primeira capacitação aconteceu Em Paulino Neves, envolvendo, ainda, as cidades de Barreirinhas e Tutoia. Acontecerão mais três blocos: Anapurus, Santa Quitéria (sede), Santana do Maranhão; Urbano Santos (sede) e Belágua; Santo Amaro (sede) e Primeira Cruz.
A Bacia representa 2% da área total do Estado e 135 km de extensão, uma área de 6.707,91 km, sendo formada por três rios: Preguiças (o principal e em sua maior extensão), Negro e Cangatã.
Acom
Continue Reading

Governador Flávio Dino destina uma máquina Moto-Niveladora para o município de Codó

Nesta segunda-feira (18) o prefeito de Codó, Francisco Nagib, recebeu das mãos do Governador Flávio Dino e do Secretário Marcio Jerry uma máquina Moto-Niveladora (Patrol), atendendo a mais uma grande expectativa da população de Codó. O equipamento será mais um reforço para obras em estradas vicinais do município e também utilizado na agricultura. Segundo o prefeito Nagib a máquina nova prestará um melhor serviço de recuperação com grande redução de custo de manutenção, devido ao equipamento ser novo em folha.
É com muita alegria e satisfação que recebo das mãos do governador Flávio Dino e do Secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry esta máquina Patrol para ajudar nas frentes de trabalho do governo Mais Avanço, Mais Conquistas em Codó. É mais uma máquina que irá nos ajudar nos trabalhos para infraestrutura na cidade e no campo, preparando vias para receber asfalto, nivelando e recuperando nossas estradas vicinais e também no preparo de áreas para o plantio da agricultura familiar”, declarou o prefeito Nagib.
O Secretário Marcio Jerry ressaltou a importante parceria entre o Estado e o município de Codó e a eficiente gestão do jovem prefeito Francisco Nagib. “Sem dúvida é mais uma parceria entre o governo Flávio Dino e o município de Codó. Várias parcerias estão sendo realizadas e muitas outras virão, pois Codó é uma cidade muito importante e sua população merece todo nosso trabalho, esforço e dedicação para a melhora da qualidade de vida. Junto com o Prefeito Nagib muitas parcerias e benfeitorias com o Estado irão ser colocadas a disposição do povo de Codó”.

Ascom – PMC

Continue Reading